segunda-feira, 30 de abril de 2012

RESULTADO DO PASSATEMPO "COZINHAR, CELEBRAR E PARTILHAR"

Eis chegado o dia de partilhar convosco o vencedor do passatempo "Cozinhar, Celebrar e Partilhar", de Joana Roque. Sem dúvida alguma um excelente livro de culinária, com óptimas receitas e dicas, que dificilmente deixamos de experimentar uma única sequer. Um livro gentilmente cedido pela Editora Esfera dos Livros a quem eu muito agradeço esta oportunidade! Brevemente surgirão receitas feitas por mim seguindo as indicações publicadas neste livro :)  

Antes de mais, deixo as respostas correctas às questões colocadas. Infelizmente, em 277 participações, apenas 226 foram consideradas válidas: 

1. A que colecção pertence o livro "Cozinhar, Celebrar e Partilhar"? 
Resposta: Colecção Manuais e Guias 

2. Qual o nome do anterior livro de Joana Roque? 
Resposta: Feito em Casa 

3. Em que ano nasceu a Esfera dos Livros em Portugal? 
Resposta: 2005 


Assim sendo, e de entre as 226 participações consideradas válidas, o número premiado apurado pelo Random.org, foi o 87 que corresponde à participação de: 

Vera Neves das Caldas da Rainha 

Muitos parabéns à vencedora! Espero que gostes deste fantástico livro e que te seja útil para a preparação dos jantares entre amigos, festas de aniversário, Natal e Páscoa entre outras celebrações! 

Vou assim entrar em contacto com a vencedora, a fim de confirmar a morada e preparar o envio do livro. Muito obrigada a todos pelas participações. Mais uma vez obrigada à Esfera dos Livros pela oportunidade! 




sexta-feira, 27 de abril de 2012

ÚLTIMA CHAMADA!

                                          

Termina hoje, às 23:59h o passatempo que estou a promover aqui. Tu aí, já participaste? De que estás à espera? :) 

Boa sorte a todos! 



segunda-feira, 23 de abril de 2012

BOLO DE BANANA

Cá por casa temos sempre bananas na nossa fruteira e em algumas das vezes, acabam sempre por amadurecer demasiado rápido e não as conseguimos já comer. Este bolinho surgiu numa tentativa de aproveitar umas bananas maduras demais. Infelizmente, a cobertura de caramelo não ficou como desejado e tornou-se um pouco enjoativa juntamente com a banana às rodelas. Quem preferir, opte apenas por esmagar as bananas e misturá-las à massa, sem as colocar no fundo da forma. 

Ingredientes:
| 1 chávena de farinha
| 1/2 chávena de açúcar
| 1 colher (sopa) de fermento
| 1 colher (chá) de canela
| 3 ovos
| 2/3 chávena de óleo
| 4 bananas maduras
| caramelo líquido q.b.

Preparação: Forre uma forma redonda com papel vegetal e verta camarelo líquido para o seu fundo.
Corte às rodelas duas das bananas e disponha na forma ao seu gosto. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar, junte a farinha com o fermento alternando com o óleo e mexa tudo muito bem. Batas as claras em castelo e junte ao preparado anterior, sem esquecer a canela em pó. Junte as restantes bananas previamente amassadas e misture tudo muito bem.
Verta a massa para uma forma e leve a forno quente (180ºC) até estar cozido (+/- 30min). Faça o teste do palito, retire e desenforme.

Bom Apetite!


quinta-feira, 19 de abril de 2012

FUSILI TRICOLOR COM BACON, COGUMELOS E CAMARÃO

Cá por casa a massa é um dos acompanhamentos que mais se consomem. Com poucos ingredientes e de uma forma rápida se prepara uma refeição. Aqui está um exemplo disso mesmo e o bom destas receitas é que podemos alterar os ingredientes ao nosso gosto. A repetir!

Ingredientes:
| massa fusili tricolor q.b.
| 1 embalagem de bacon em tiras
| 250gr de miolo de camarão
| 1 lata de cogumelos laminados
| 2 cenouras
| sal
| oregãos
| piri-piri
| 1 fio de azeite

Preparação: Coza a massa fusili em água fervente com sal e um fio de azeite. Escorra e reserve.
No wok, salteie o miolo de camarão temperado com piri-piri a gosto. Assim que alourar retire e reserve. Faça o mesmo com o bacon e os cogumelos. Junte todos os ingredientes anteriores à massa e finalize acrescentando a cenoura raspada. Envolva tudo muito bem, polvilhe com um pouco de oregãos e sirva quente.

Bom Apetite!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

Para os amantes de Pudim, deixo aqui mais uma receita com poucos ingredientes, bem rápida e de fácil preparação. Experimentem!

Ingredientes:
| 1 lata de leite condensado
| 2 medidas de lata de leite de vaca
| 6 ovos
| caramelo líquido de compra

Preparação: Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido e reserve.
Num recipiente, junte todos os ingredientes e bata muito bem.
Verta o preparado para a forma que reservou anteriormente e leve-a ao forno bem quente, em banho-maria, durante aproximadamente 45minutos.
Aconselha-se a fazer o teste do palito antes de retirar do forno pois o tempo varia um pouco consoante a temperatura e forno usados.
Desenforme apenas quando frio.

Bom Apetite!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

PASSATEMPO ESFERA DOS LIVROS: COZINHAR, CELEBRAR E PARTILHAR DE JOANA ROQUE

É com agrado que hoje, graças à editora A Esfera dos Livros e à nossa recente parceria, vos venho anunciar um passatempo que irá decorrer aqui no blogue, em que o prémio é o mais recente livro de Joana Roque: Cozinhar, Celebrar e Partilhar.
Agradeço desde já a colaboração da editora A Esfera dos Livros.

Para participarem, basta enviarem as vossas respostas correctas, juntamente com o nome completomorada  para o email devoltadostachos@gmail.com até ao próximo dia 27 de Abril.

Peço-vos ainda, para se tornarem seguidores do blogue e fazerem um "gosto" na página oficial da editora, aqui.

1. A que colecção pertence o livro "Cozinhar, Celebrar e Partilhar"?

2. Qual o nome do anterior livro de Joana Roque?

3. Em que ano nasceu a Esfera dos Livros em Portugal?

Podem encontrar com facilidade as respostas às perguntas no Site da Esfera dos Livros.


Boa sorte a todos!

Regras do Passatempo: 
1) Só serão validadas as participações com as respostas correctas, juntamente com nome completo e morada  rececionadas até às 23:59h do dia 27 de abril de 2012. (Aviso: os dados dos participantes não serão facultados a terceiros).
2) Só é aceite uma participação por pessoa e por questões relacionadas com o envio do prémio, só podemos aceitar participações de residentes em Portugal (continental e ilhas).
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente pela administração do blogue através de Random.org, sendo o anúncio publicado nos dias seguintes ao final do passatempo e o vencedor contactado por email.
4) O livro será enviado pela administração do blogue para a morada fornecida após confirmação por email. Após o envio do mesmo, nem o blogue nem a editora ou o autor serão responsáveis no caso de extravio nos correios.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ALMÔNDEGAS COM MOLHO DE TOMATE KNORR

Quando fiz estas almôndegas que vos mostrei aqui, fiz em grande quantidade para poder congelar. E assim, em dias com menos tempo, é só descongelar e preparar o molho. Mas como tinha esta embalagem de Molho de Tomate Knorr, decidi que seria a altura ideal para a experimentar e ainda bem que o fiz. O molho é realmente saboroso, e a preparação é tão fácil e tão rápida que parece mentira. Deixo aqui a sugestão, caso queiram experimentar.

Ingredientes:
| 1 embalagem de Molho de Tomate Knorr
| cerveja q.b.
| oregãos
| mangericão

Preparação:  Comece por alourar as almôngedas num fio de azeite.

Refresque com um pouco de cerveja deixando ferver para que o alcool evapore.

Adicione de seguida o Molho de Tomate Knorr e deixe refogar até que a carne cozinhe. Tempere com oregãos e mangericão e sirva com acompanhamento a gosto.

Bom Apetite!

terça-feira, 3 de abril de 2012

BOLO DE CHOCOLATE E MORANGOS

Hoje apresento-vos um fabuloso Bolo de Chocolate com cobertura de morangos feito pela minha Irmã F. Decidi partilhar esta receita aqui no meu blogue, pois como podem ver ficou mesmo muito bonito e delicioso! Vou querer experimentar, sem dúvida!

Ingredientes:
| 250g chocolate culinária
| 125g manteiga
| 6 ovos
| 250g açucar
| 100g farinha
| 1 colher chá fermento
| 1dl natas
| 500g morangos para decorar
| raspas de chocolate para decorar

Preparação: Derreta 150g de chocolate de culinária juntamente com 125g de manteiga em banho-maria. Bata as 6 gemas com o açucar até obter uma mistura cremosa. Junte-lhe o chocolate e a manteiga derretidos, 100g de farinha misturada com 1 colher de fermento em pó, as claras batidas em castelo mexendo sempre. Deite tudo numa forma e leve ao forno. Para a cobertura leve 100g de chocolate de culinária juntamente com 1dl de natas a derreter em banho-maria. Cobrir o bolo com o chocolate derretido, deixar arrefecer e decorar com raspas de chocolate e morangos.

Bom Apetite!