sexta-feira, 25 de maio de 2012

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE

Sou uma amante de chocolate, aqui me confesso! E sempre que tenho oportunidade adoro preparar sobremesas com este ingrediente. Quando surgiu o convite por parte da minha irmã e cunhado para irmos lá a casa jantar comida mexicana (que estava de-li-ci-o-sa!) eu combinei levar a sobremesa e foi esta que decidi preparar. Vi-a no site Sabor Intenso, um site que gosto muito pelas excelentes receitas que vão publicando e pelos vídeos que ajudam imenso. 

Ingredientes: 
| 300gr chocolate de culinária (de boa qualidade)
| 200gr de manteiga
| 200gr de açúcar (podem cortar um pouco)
| 8 ovos
| 40gr de farinha
| chocolate para decorar

Preparação: Leve o chocolate ao lume em banho-maria juntamente com a manteiga. Depois de tudo derretido, mexa muito bem e retire. 
Parta os ovos e separe as gemas das claras. Junte às gemas o açúcar e bata até que fique uma gemada esbranquiçada. Sem parar de bater, junte o chocolate em fio. Bata novamente até que fique tudo bem misturado.
Bata as claras em castelo até que fiquem bem firmes e envolva-as com muito cuidado na mistura anterior. 
Depois de tudo muito bem misturado, divida a massa em duas partes iguais. A uma das metades, adicione a farinha e mexa. 
Coloque a mistura da mousse com a farinha numa forma de aro amovível untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC e deixe cozer entre 12 a 15 minutos. Logo que o bolo fique cozido, retire-o do forno e deixe-o arrefecer. 
Depois de frio, coloque a mousse restante por cima. Leve ao frigorífico entre 6 a 8 horas (eu deixei-o de um dia para o outro) até que a mousse fique bem consistente. 
Desenforme com cuidado e decore com raspas de chocolate a gosto. 

Deixo-vos aqui uma foto do seu interior. Ficou bem guloso e eu ainda decidi servi a fatia com uma bola de gelado de baunilha. 

Bom Apetite! 

24 comentários:

  1. Adooooorei esta receita, deliciosa.....está can«mando por mim.
    Bjkas
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Este é uma delicia!!
    Tens de me dizer onde compraste o prato de pé alto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia,
      O prato comprei na loja Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.
      Pelo que sei, algumas lojas pelo país vendem peças da marca mas sai mais caro que na própria loja da fábrica. Por este prato paguei 12€ senão me engano.

      Eliminar
    2. Ir de propósito não compensa realmente! Eu como tenho uma amiga nas Caldas pedi-lhe para me comprar. E mais tarde, quando fui com o meu marido em passeio a Peniche, passei lá e comprei um prato de servir em forma de peixe :)

      Eliminar
  3. O bolo Mousse de Chocolate é dos favoritos cá por casa, a receita que tenho é muito idêntica a esta, é mesmo um bolo delicioso, adoro!!!!!
    O teu ficou mesmo perfeitinho :)))

    ResponderEliminar
  4. Obrigada linda!! mas a mim fica caro ir à Caldas mais vale ver nas lojas quanto é!
    obrigada querida!

    ResponderEliminar
  5. EU TAMBÉM PERCO-ME POR CHOCOLATE.
    ESSE BOLO STA DIVINO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJ

    ResponderEliminar
  6. Ficou 5 estrelas esse bolinho!
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Que maravilha de bolinho, cá em casa é um dos bolos preferidos pelo marido e pelos filhos.
    O site do sabor intenso também é um dos meus preferidos, gosto muito das suas sugestões.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi Paulinha. Que bolo lindo! Deve ser delicioso. Bom final de semana pra você.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Adoro bolos de chocolate! é dos meus bolos preferidos!! Tão bom aspecto! tens mm jeito!! :*

    ResponderEliminar
  10. Adorei este bolo. Também costumo visitar o sabor intenso. tem receitas bem boas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Paulinha, que maravilha nos trazes!
    Uma gulodice de chocolate... como resistir? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Que perdição, a ultima fatia estámesmo a chamar por mim:)
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  13. Que delícia de sobremesa. Adoro chocolate.
    Também adoro as loiças das Caldas da Rainha. Tem peças lindissimas :)

    ResponderEliminar
  14. Nossa nossa nossa. HUm hum hum. Que que isso meu deus? é pra judiar? Ficou perfeito, nem tenho o que comentar
    bjos

    ResponderEliminar
  15. Eu também sou complemtamente perdida por chocolate!
    Esta delicia já me tinha chamado a atenção quando a vi.
    às tantas ainda sai uma igual este domingo!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  16. que deliciaaaaaa=)
    estive a ver o teu blogue e adorei todas as tuas sugestões. vou voltar mais vezes =) http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera, bem-vinda ao meu blogue. Fico muito contente por teres gostado e será com muito gosto que te verei por cá novamente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Ai que aspecto tãooo bom :)
    Eu quero essa fatia, pode ser?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada a todos pelos vossos comentários! Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  19. O chocolate está no topo da minha lista também :D o bolo está fantástico!
    beijinho

    ResponderEliminar
  20. Que bolo delicioso deve ser este!Um bolo 2 em 1; duas delicias numa só. Vou levar a receitinha ;)
    Tome lá um beijinho dos Ratinhos Cozinheiros

    ResponderEliminar