sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Espetadas de Peixe Gato


Andava curiosa em experimentar o Peixe Gato, por isso quando vi estas espetadas no supermercado, trouxe logo uma embalagem comigo. É uma peixe bem macio, mas fiquei ali com a sensação que existia um sabor esquisito, desculpem-me a comparação mas sabia-me ao mofo... em conversa com amigas, a "queixa" sucedia. Já provaram? Seria apenas nas espetadas que tivesse esse sabor? Como experimentaram este peixe? Deixo aqui a forma como o preparei, bem simples.

Ingredientes:
| espetadas de peixe-gato (à venda no supermercado)
| sal
| pimenta
| sumo de limão
| alho em pó

Preparação: Com um pouco de antecedência (pelo menos 1hora), tempere as espetadas com sal, pimenta e sumo de limão.
Grelhe com um pequeno fio de azeite e acompanhe a gosto.

Bom Apetite!

21 comentários:

  1. Só comi em filetes e como tempero com leite, alhos, limão e sal talvez não sinta o tal sabor...Experimenta em filetes pode ser que seja das espetadas.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Que lindas espetadas!

    Tenho um desafio para ti no meu blogue! Epero que te divirtas a fazer!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A mim aconteceu igual.. tinham um sabor diferente, não voltei a comprar... bjks

    ResponderEliminar
  4. JÁ COMI MAS EM FILETES ,ACHEI MAIS MOLES QUE AS DE PESCADA.
    O SABOR NÃO ACHEI MUITO MAU ,MAS SINCERAMENTE PREFIRO AS DE PESCADA.
    AS TUAS ESPETADAS FICARAM COM MUITO BOM ASPECTO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Que fantásticas espetadas,...fiquei curiosa com o sabor,.....
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de peixe gato para fazer filetes e adoro, nunca me aconteceu terem um sabor esquisito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Linda aqui em casa preferimos sem duvida o peixe gato à pescada. é mesmo muito bom e já o confeccionei com massa, arroz, filetes e grelhado, uma maravilha...Nunca experimentei em espetadas mas aconselho-te a comprares em filete e do Continente ou do Pingo Doces, para mim, os melhores...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Desculpem se vou estragar o apetite de algumas pessoas mas queria dizer uma coisa sobre o peixe gato também conhecido por Panga, trata-se de um peixe necrófobo, ou seja, que se alimenta de peixes mortos. Eu também desconhecia esse aspeto mas uma vez comprei e também achei que tinha um gosto estranho, então perguntei a uma colega ligada às ciências que me esclareceu e que também disse que não devíamos consumir este tipo de peixe. A partir desse dia nunca mais comprei, é melhor ficar pela pescada! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe! a maioria do peixe gato que é consumido por cá tem origem na industria.. isto é, são de aquario,por isso é barato! quanto à sua fonte, referia-se a um tipo especifico que habita la para os orientes e que é muito pequeno... nunca daria filetes do tamanho que os filetes têm!

      Eliminar
  9. Eu compro em filetes, e já testei várias marcas, e a que mais gosto é da pescanova. Nunca o testei assim, normalmente é sempre com molho e cá em casa gostamos, se bem que não é algo que compre muitas vezes..
    No entanto, as tuas espetadas estão com óptimo aspecto
    beijoca

    ResponderEliminar
  10. Adoro peixe, e este até me deu fome :)

    ResponderEliminar
  11. Também já comprei duas ou três vezes mas o sabor é esse mesmo, a mofo. Então deixei de comprar, apesar de ter muito bom aspecto.
    Beijo
    Fernanda - Entroncamento

    ResponderEliminar
  12. Paulinha,

    O peixe-gato tem mesmo esse sabor no final, não é só nas espetadas, isso deve-se ao tipo de alimentação do mesmo tal como a Isa referiu.
    Mas não é o único peixe com esse tipo de alimentação... o camarão por ex. também o é e eu não consigo abdicar dele lol

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. espetadas caseiras são sempre uma maravilha.
    olha, passei apenas para dizer que acabei de postar uma receita tua.
    beijocas

    ResponderEliminar
  14. as espetadas têm bom aspecto, mas também já comprei e não gostei do sabor... nem consegui acabar de comer. por isso, deixei de comprar.

    ResponderEliminar
  15. as espetadas têm bom aspecto, mas também já comprei e não gostei do sabor... nem consegui acabar de comer. por isso, deixei de comprar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá! Uma vez também comprei filetes de peixe gato e senti o sabor a mofo. Pensei que fosse do meu paladar, mas afinal não sou só eu a notar isso. Mesmo com o tempero, o sabor nota-se.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Olá a todos. Muito obrigada antes de mais pelas vossas visitas e comentários. Fico "mais descansada" por saber que a opinião é geral e não é só uma esquisitice minha...
    Realmente achei o sabor muito a mofo e custou-me comer, confesso. Apesar do bom aspecto e textura...
    Ainda estava tentada em experimentar de novo, mas acho que me vou ficar mesmo pela pescadinha que tanto gosto!

    Um beijinho grande para todos!

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!
    À procura de informação sobre o peixe gato (panga) deparei-me com o seu blog.
    Já provei e confesso que não notei o tal sabor de que falam aqui, mas não me agradou a sua textura muito mole.
    Parece que realmente a informação sobre este peixe é controversa.
    Neste Link, http://bioterra.blogspot.com/2011/10/o-peixe-gato-ou-panga-nova-aberracao-da.html , vejo informação que me leva a nunca mais consumir este produto...
    Mas, segundo a ProTeste - http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm - "Não descobrimos problemas graves" no peixe gato a que fizeram testes...

    Quanto ao seu blog, vou continuar a visitar e a roubar uma outra ideia em dias de pouca inspiração! ;)

    Obrigada,
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Muito obrigada pela sua opinião e ajuda neste assunto. Reparei que o Peixe Gato é sem dúvida alguma bastante controverso. As suas origens não estão ainda muito bem explicadas nem se é inofensivo para a nossa saude.
      A minha decisão está tomada, penso que não comprarei mais... não é de todo um peixe do meu agrado.

      Obrigada pela sua visita e palavras :)

      Beijinhos

      Eliminar