sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BOLO BRIGADEIRO - RECEITA IRMÃ F.

Lembram-se deste post aqui? Pois bem, a pedido de algumas meninas, venho cá mostrar a receita deste fantástico Bolo Brigadeiro que a minha irmã fez e trouxe como sobremesa para um jantar que dei em minha casa. Fica um bolinho bem guloso e para amantes de chocolate como eu, vão adorar! Deixo a receita original com pequenas alterações que a minha irmã aplicou.

Ingredientes:
| 5 ovos

| 4 colheres sopa chocolate em pó (gosto mais derreter uma tablete chocolate)
| 2 chávenas e meia de farinha de trigo com fermento
| 1/2 chávena de óleo
| 2 chávenas de açucar

Recheio/Cobertura:
| 1 lata leite condensado

| 5 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó
| 1 chávena e meia de leite
| 2 colheres sopa de manteiga
| chocolate granulado para decorar

Preparação: Derreta o chocolate em banho-maria com um pouco de natas ou manteiga, bata as claras em castelo e reserve. Bata muito bem as gemas com o açucar, junte o óleo e bata mais um pouco, acrescente o chocolate e misture bem, adicione a farinha pouco a pouco batendo, junte as claras em castelo envolvendo bem mas sem bater. Ponha a massa numa forma untada com manteiga e farinha, leve a cozer em forno médio por 50 minutos, mas convém verificar.


Recheio: Misture bem todos os ingredientes e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Depois arrefecer o bolo, corte-o ao meio e recheie e cubra-o com este preparado.

Nota: Eu não cubro o bolo com este preparado, derreto mais chocolate de culinária e barro o bolo e depois polvilho com as formiguitas de chocolate.

Bom Apetite!

17 comentários:

  1. Tb tenho uma de bolo brigadeiro e é tãããão boa!!!
    Adoro bolos brigadeiro! E teu está de dar água na boca!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Paulinha, tenho saudades das nossas conversas sobre leituras!
    Esse bolo é uma tentação, toda a gente adora!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália!
      Pois é, anteriormente colocava aqui as minhas opiniões sobre livros que ia lendo mas decidi separar as águas, já que o de volta dos tachos é um livro de culinária :)

      Mas podemos continuar a trocar impressões por email!
      Neste momento estou a ler "Tudo sobre ti" de Melissa Hill. E tu?

      Beijinhos e bom fim-de-semana

      Eliminar
  3. O teu bolo ficou com um aspecto mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Para os verdadeiros apreciadores (e devoradores de chocolate)este é mesmo o melhor bolo que lhes podemos dar. Fica húmido e saboroso, satisfazendo assim os mais exigentes paladares.
    O seu ficou enorme e com um aspeto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pelos comentários! Fica de facto um bolinho bem guloso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Paulinha,
    Esse bolinho ficou super guloso e lindo : )

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. ai.. tu arruinas a minha dieta... lol
    é que ao ver essas fotos fico com uma vontade imensa de comer bolo de chocolate e esse deve ser fantástico.

    ResponderEliminar
  8. Uiiii, tentação!!!!

    Bom demais, vou ter de fazer!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que bolo fantástico,..uma tentação sem dúvida!
    Beijinhos
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Deve ser dos Deuses!
    Beijinhos e bom fim de semana, Lia

    ResponderEliminar
  11. ola Paulinha:) que lindo bolinho, estou a ver que é uma irmã muito sortuda..

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  12. Ao ver esta foto só me apetece dizer uma das frases favoritas do meu amigo P., "Morri e fui para o céu!!!" Maravilhoso.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Olá Paulinha bom dia,
    adoro bolo de chocolate!!!
    vou imprimir esta receita!
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Aaaaiiiiii que tentação...vou fazer.Obrigada por partilhares
    Beijokas

    ResponderEliminar
  15. Até me fez crescer água na boca!! :)

    ResponderEliminar