sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SOZINHA


Imagem retirada daqui.
 Sinopse
Raquel Rocheta tinha tudo para ter uma vida de sonho. Era jovem, bonita, modelo de sucesso, apresentadora de televisão... Quando assume publicamente o seu amor por Carlos Cruz, um homem adorado na época pelos portugueses, Raquel passa a ser uma das mulheres mais famosas de Portugal e entra num mundo digno de contos de fadas: um universo onde nada faltava, feito de viagens românticas um pouco por todo o mundo, de um casamento idílico na Tailândia, de casas luxuosas, carros potentes e compras nas melhores lojas de Paris e Nova Iorque. Raquel partilhava a vida com o homem da sua vida, um amor que parecia para sempre…
Em 2002, quando rebenta o processo Casa Pia, o sonho transforma-se em pesadelo ao ver o homem que amava ser apontado como um dos principais acusados de um dos casos mais mediáticos dos últimos anos. Carlos Cruz é detido quando a sua filha tem, apenas onze meses, e Raquel vê-se sozinha, sem marido, com um bebé nos braços perante tamanha adversidade.

Opinião
Foi com alguma curiosidade que iniciei esta leitura.

Nunca fui fã de Carlos Cruz nem tão pouco de Raquel Rocheta, mas todos sabemos o quão mediático foi todo este processo (Casa Pia) e o livro "Sozinha" ajudou-me assim a perceber todo o sofrimento a que a ex-mulher do apresentador foi sujeita.
Descrevendo a sua vida desde a adolescência, Raquel Rocheta acaba por direccionar a maior parte do livro para o seu casamento com Carlos Cruz e sua posterior prisão, acusado de pedofilia.
Confesso que gostei do livro, pequeno e escrito de forma simples e directa, dando-nos a sensação de estarmos a assistir a um documentário na televisão, sobre a vida da família Cruz, temos assim a noção do que realmente aconteceu, em consequência de todo este processo, dentro do seio familiar.
Não é de todo uma obra prima, no entanto, conseguiu com facilidade captar toda a minha atenção e li-o rapidamente.
Para quem tenha interesse em conhecer a história para além do que os media nos passavam diariamente, quer através de reportagens televisivas quer através de todas as notícias que surgiam em jornais e revistas, esta é uma das melhores formas.

AZEITONAS TEMPERADAS

O que vos deixo hoje aqui não é uma receita mas sim uma sugestão para quem gosta de azeitonas.
Em vários restaurantes que temos azeitonas com tempero como entrada, e como gosto bastante tentei reproduzir em casa. Ficam muito saborosas. Há quem coloque pickles, mas como não tinha em casa não coloquei. De qualquer forma deixo igualmente essa sugestão.

Ingredientes:
| azeitonas
| alho
| azeite
| oregãos
| pickles (para quem gostar)

Preparação: Disponha as azeitonas no recipiente onde as vai servir e polvilhe com bastantes oregãos, adicione os dentes de alho picados (para quem gostar, adicione também os pickles cortados em pequenos pedaços) e verta um fio de azeite sobre todo o preparado. Envolva bem, deixe tomar gosto e sirva.

Bom Apetite!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CORAÇÕES SEM DONO

Imagem retirada daqui.
Sinopse
Histórias de solidão, amor e recomeços ou como cachorros abandonados podem salvar corações solitários.

A londrina Rachel de trinta e nove anos descobre que tudo na vida pode dar uma volta enorme quando e como menos se espera.
Tudo começa num momento conturbado: na mesma semana Rachel perde o namorado, o emprego, descobre o primeiro cabelo branco e é acusada pela irmã de ser egoísta por se ter esquecido do aniversário do sobrinho.
Como se não bastasse de repente tem de se mudar de Londres para uma pequena cidade de província, no fim do mundo, onde uma tia lhe deixou em herança um canil a abarrotar de cães, uma casa enorme e uma montanha de dívidas.
Mas nem tudo é o que parece e nem só de problemas se fará este novo percurso de Rachel; graças aos amigos de quatro patas, muitos corações solitários vão descobrir valiosas lições sobre lealdade, companheirismo e amor incondicional.

Opinião
Quem não gosta de livros que têm o dom de nos agarrar logo na primeira página? "Corações sem dono" é um deles.
É um livro maravilhoso, que não se limita a relatar apenas a vida de Rachel, mas também de várias personagens que vão entrando na narrativa e conhecendo-se entre eles devido à mesma razão: cães!
Um livro fabuloso, começando pela sua capa, que a acho do mais amorosa que há, passando por toda a narrativa cheia de momentos altos, muito divertido e repleto de histórias e personagens muito bem conseguidas, tornando assim a leitura muito agradável, acabando no título, que está, no meu ponto de vista, totalmente adequado!
E desengane-se quem pensa que somente os cães é que se encontram sem dono para os seus corações.
Em "Corações sem dono" o amor que sentimos pelos animais, cães em particular, aumenta desmesuradamente, deixando-nos com vontade de levar para casa todos os que vimos diariamente a passar dificuldades.
Sem dúvida alguma que recomendo este livro. Vão apaixonar-se...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BISCOITOS DE CÔCO

Nova fornada de biscoitos.
 Para quem gosta de côco, aconselho pois ficam muito bons. Receita retirada do blog da Luísa Alexandra.
Alguém é servido? :)

Ingredientes:
| 100gr de açúcar
| 100gr de côco ralado
| 1 ovo
| 180gr de manteiga
| 250gr de farinha
| 1 colher (sobremesa) fermento em pó

Preparação: Junte todos os ingredientes num recipiente e amasse-os bem para que todos se unam e até que a massa desprenda com facilidade das mãos.
Coloque massa no dispára-biscoitos e vá disparando sobre um tapete de silicone ou um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve-os ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem dourados a gosto.
Dica: Não deixe demasiado tempo pois quando arrefecem ficam duros demais...

Bom Apetite!

domingo, 18 de setembro de 2011

PELE - MO HAYDER

Imagem retirada daqui.
Sinopse Quando numa manhã quente de Maio, o corpo de uma jovem em estado de decomposição é encontrado perto das linhas férreas às portas de Bristol, tudo apontava para um suicídio. Pelo menos era o que a polícia queria; tudo perfeitamente arrumado e despachado.
Mas o inspector Jack Caffery não tem tanta certeza. Está no encalço de um predador, alguém que se esconde nas sombras e se esgueira pelas casas sem ser visto.
A mergulhadora da polícia Flea Marley trabalha ao lado de Caffery. Tendo finalmente lidado com a perda dos pais e com os traumas do passado, começa a ponderar se a relação de ambos poderá ir além da profissional.
É então que descobre algo que altera tudo. Não só lhe é demasiado próximo como é tão horrível que tem a noção de que nada voltará a ser igual.
E, desta vez, ninguém a poderá ajudar, nem sequer Caffery…

Opinião
Foi a primeira vez que li algo desta escritora mas foi o suficiente para ficar mais que fã! Um policial 5*. Recomendo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ENCOMENDA E-MERCEARIA

Lembram-se da encomenda na E-mercearia que vos falei aqui? Pois bem, passado uma semana tinha-a em casa. Demorou um pouco mais do que o previsto pois um produto que tinha escolhido estava esgotado. Foi tudo entregue dentro de um saco reutilizável, que me dará imenso jeito para as compras, e lá dentro estavam os seguintes produtos:

Especiaria Açúcar e Canela (óptimo para as sobremesas)
Especearia Alho e Salsa
Especiaria 5 Pimentas com Moinho

Chocolate em Pó
Pão Ralado Ervas Finas

Branca de Neve Flor ultra-fina
Branca de Neve Pão Saúde
Azeite Clássico

Amido de Milho
Preparado para Crepes


Assim que experimentar todos estes novos produtos, venho cá mostrar! Enquanto esperam, porque não passam na e-mercearia e fazem também uma encomenda?

Obrigada Lusitana!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UMA QUESTÃO DE ATRAÇÃO - DAVID NICHOLLS

Imagem retirada daqui.
Sinopse
Brian Jackson, estudante universitário, chegou à faculdade com um desejo mais forte do que o da aquisição de conhecimentos: ser uma estrela do concurso mais famoso da TV. Mas o seu avanço no Desafio Universitário é de certo modo travado pela sua atração crescente pela sedutora Alice Harbinson, que luta para deixar a sua marca como atriz. E, à medida que os obstáculos impedem a sua relação, Brian fica cada vez mais convencido de que só um sucesso esmagador no concurso o fará conquistá-la.


Opinião
Quando decidi ler "Uma questao de atração" foi porque decidi dar uma segunda oportunidade ao autor David Nicholls.

Tinha acabado de ler o livro "Um dia", que me agarrou com bastante facilidade apesar de achar a história um tanto ou quanto estranha. Por isso é que tive de tirar as dúvidas.
Neste livro conhecemos Brian, um miúdo de 18 anos acabado de entrar para a faculdade. De imediato duas coisas acontecem: decide participar no "Desafio Universitário" e apaixona-se por Alice, a miúda gira da escola.
Brian é um verdadeiro totó, mas com a mania que sabe tudo. Houve alturas em que cheguei mesmo a sentir pena dele. E o final, então... bem, não posso revelar, mas diz tudo sobre como ele é.

Apesar de achar que David Nicholls escreve bem, esta nova leitura não conseguiu me agarrar na totalidade. A história pareceu-me um pouco sem graça, sem nenhum ponto de interesse que me conquistasse verdadeiramente. Há de facto momentos cómicos, como está prometido na contra-capa, em grande parte delas devido às figuras que Brian faz, no entanto, não passa daí.
Fez-me até comparar este livro a algumas comédias britânicas, que são engraçadas mas que não lembra a ninguém...
Cheguei a uma conclusão que com este autor, ou se gosta ou se odeia, e penso que eu fiquei do lado dos segundos.
Mais uma leitura, Segredo dos Livros.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SEMIFRIO DE ANANÁS E QUEIJO CREME

Hoje apresento-vos a minha 2ª receita elaborada com Queijos Saloio em parceria com:

Um semifrio de ananás e queijo creme bem saudável, já que o único ingrediente com gordura está apenas na base e em pequena quantidade. Fica muito saboroso e fresquinho e esta receita tem a vantagem de ser bastante versátil e poderem assim alterar a fruta e a gelatina a vosso gosto!

Ingredientes:

Base:
| 1 pacote de bolacha maria
| manteiga q.b.

Recheio:
| 2 pacotes de gelatina de tutti-fruti
| 800ml de água
| 1 iogurte natural
| ananás q.b.

Preparação: Prepare a base, trituando a bolacha e juntando a manteiga previamente derretida amassando um pouco para que os dois ingredientes se unam. Cubra o fundo de uma forma amovível com a bolacha. Reserve no frigorífico.
Prepare a gelatina, levando ao lume 400ml de água até ferver. Junte o preparado de gelatina e adicione a mesma quantidade de água mas fria. Mexa bem e deixe arrefecer.
De seguida, junte o queijo fresco p/ barrar e o iogurte ao preparado anterior mexendo bem. 
Adicione por fim o ananás cortado em pequenos pedaços.
Verta todo o preparado para a forma amovível e leve ao frigorífico até solidificar (de preferência de um dia para o outro).

 Como disse acima, o queijo utilizado foi o Fresquinho Queijo Creme para Barrar, uma novidade da Queijos Saloio, com 0% de Matéria Gorda e com iogurte Natural.

Imagem retirada daqui.

Para os mais cépticos, não se preocupem que o queijo é mesmo saboroso, e junto com a gelatina e o ananás, quase nem se dá pela presença dele.
Nota: Quem preferir o semifrio mais docinho, substitui o iogurte por 1/2 lata de leite condensado

Bom Apetite!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UM DIA - DAVID NICHOLLS

Imagem retirada da net
Sinopse
Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.

15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA.

Opinião
Apesar de ser um livro confuso e um pouco estranho, tem, de certa forma, algum poder que nos deixa vidrados a esta leitura.
Talvez por querermos saber o que realmente acontece às duas personagens principais ao longo de 20 anos.
Dexter, é único. Como é possível o mesmo homem ter tantos defeitos e virtudes ao mesmo tempo?
Um dia, todos os capítulos são iniciados no mesmo dia e no mesmo mês que Emma e Dexter se conheceram, 15 de Julho.
Mas confesso que teve um desenrolar de história que não me agradou... claro que um livro tem que ser o ser quê de surpreendente mas...
Leiam, e depois digam-me!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SALADA DE ATUM E DELÍCIAS DO MAR

Como é possível o mês de Agosto já ter terminado? Serei só eu que ando com a sensação que o tempo voa?
Para comemorar a entrada no mês de Setembro (que mais parece Outubro) deixo cá uma receitinha de uma saladinha bem ao meu gosto.

Ingredientes:
| batata q.b.
| 2 cenouras pequenas
| 3 ovos
| delícias do mar q.b.
| 2 latas de atum
| maionese ou azeite
| sal

Preparação: Coza as batatas e as cenouras em quadradinhos em água temperada com sal.
Coza os ovos.
Junte as batatas, as cenouras, os ovos, o atum e as delícias do mar num recipiente onde vá servir e misture delicadamente.
Sirva com maionese ou azeite a gosto.

Bom Apetite!