terça-feira, 15 de novembro de 2011

POLVO À LAGAREIRO COM BATATA À MURRO

Adoro Polvo! Gosto dele de todas as maneiras e apesar disso, nunca tinha feito este prato cá em casa. E porquê? Medo! Fazia desta receita um bicho de sete cabeças e nunca ganhava coragem para a fazer.
No entanto, e graças ao meu amigo N. (um beijinho grande para ti!) que me explicou vezes sem conta que preparar Polvo era do mais fácil que havia, lá comprei o polvo e meti mãos à obra! E não é que para além de ser super fácil, ficou muito bom? A inspiração para a receita, surgiu dos vários conselhos, tanto do N. como da tia M. Aqui está o resultado e deixo a maneira como preparei:

Ingredientes:
| 1kg de polvo
| 1 cebola média
| salsa (1 raminho e picada)
| 1 folha de louro
| alho laminado
| batatas pequenas

Preparação: Leve o polvo a cozer em água (a suficiente para cobrir o polvo) e dentro da panela coloque uma cebola inteira, uma folha de louro e um raminho de salsa.
O truque, dizem, é que quando a cebola estiver cozida, o polvo também está, pelo que me fui guiando pela cebola e espetando o garfo para ver o estado do polvo.
Prove o polvo para ver se necessita de sal.
Entretanto coza também as batatinhas inteiras, com sal, dando depois um murro em cada uma delas e reserve.
Retire o polvo e corte-o em pedaços mais pequenos e disponha-os num pirex.
Disponha as batatinhas em volta do polvo.
Polvilhe com salsa picada, e coloque alho laminado e regue tudo com azeite.
Leve ao forno até alourar a gosto.

Bom Apetite!

13 comentários:

  1. Eu adoro!!! Costumo fazer algumas vezes cá em casa e é uma delicia! Que belo aspecto tem o teu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também é uma refeição que adoro, e com esta chuva sabe tão bem um prato bem reconfortante como esse!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Não sou grande apreciadora d epolvo, mas o Meu Amor gosta muito! Um dia destes tenho que fazer assim! E parece-me bastante fácil, embora eu e o polvo tenhamos um relação algo difícil! :)

    Obrigada pela partilha!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ai que eu já roubava esta refeição para o meu almoço!!! É tão bom!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro polvo, de todas as maneiras. Esse tem um aspecto óptimo. Boa terça - feira.

    ResponderEliminar
  6. Bem ao meu gosto, adoro polvo :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito!! alias como polvo de qualquer maneira!! bjks

    ResponderEliminar
  8. Já estou com água na boca! Também adoro polvo! :)

    ResponderEliminar
  9. É DAS MINHAS RECEITAS PREFERIDAS DE POLVO...FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Este é, sem dúvida, um dos meus pratos favoritos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar