terça-feira, 8 de novembro de 2011

CARNE DE PORCO À ALENTEJANA

O meu marido adora Carne de Porco à Alentejana, pelo que quando combinei um jantar com a minha irmã e cunhado cá em casa, a escolha do prato principal foi muito fácil. Apesar de ter ficado muito saborosa, o facto de ter sido a 1ª vez que a preparei ajudou para não ficar a 100% mas isto com a práctica vai lá :)

Ingredientes:
| 1kg de rojões de porco
| sumo de limão
| sal
| pimentão doce
| massa de pimentão
| alho laminado
| louro
| vinho branco q.b.
| 800gr de amêijoa
| batata aos cubos
| salsa picada
| banha de porco

Preparação: Tempere a carne partida em cubinhos, com sal, sumo de limão, pimentão doce, massa de pimentão, folha de louro, alho laminado, bastante vinho branco e especiaria 5 Pimentas Espiga. Envolva tudo muito bem, tendo em atenção que o vinho e sumo de limão terá que colocar em abundância para ter marinada suficiente.
Deixe a marinar de preferência de um dia para o outro para apurar bem o sabor.
No dia, disponha um pouco de banha de porco no tacho e adicione a carne previamente escorrida da marinada (reserve-a) e deixe alourar bem.
Assim que a carne estiver bem alourada, adicione a marinada que reservou bem como a amêijoa previamente lavada e livre de areias, misturando tudo muito bem e deixando apurar mais um pouco.
Adicione a batata frita em cubos ao preparado anterior, envolvendo bem.
Por fim, rectifique os temperos, polvilhe com salsa picada e sirva se preferir, acompanhado de arroz branco.

As sobremesas ficaram a cargo da minha irmã F. que fez um maravilho semifrio de maracujá e um guloso Bolo Brigadeiro, que deixo fotos! Para entrada, servi paté de delícias do mar que infelizmente não tirei foto...


Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Que belo jantar, gosto muito de carne alentejana!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Querico jantarinho!!!Gostei de tudo...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Paulinha um jantar perfeito, só coisas boas :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Um belo jantar amiga...e na próxima fica ,melhor...bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Tanto a tua carne como as sobremesas ficou tudo fantástico e com um ar bastante delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hummmm

    Tens de me enviar as receitas da tua mana... e tens de me dar mais umas dicas para a carne alentejana!! Tenho de experimentar :)

    Bjs
    Dear

    ResponderEliminar
  7. Olha que giro, o meu marido tb tem esse prato como um dos seus favoritos!!!
    As sobremesas estão de babar, Paulinha tens de por aqui a recieta do bolo brigadeiro, se for daqueles humidos então hummm

    Beijoquinha

    ResponderEliminar
  8. Olá,vim conhecer seu Blog e aproveitei para seguir!
    Parabêns pelo Blog e sucesso para ti!

    Se quiser me fazer uma visita no meu Blog,será muito bem vinda e se quiser seguir,sinta-se em casa,sua presença será muito importante!
    Beijinhos!

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderEliminar