quarta-feira, 25 de maio de 2011

MAXIMUM CITY

Imagem retirada da net
Sinopse
Neste livro, Suketu Mehta, nativo de Bombaim, dá-nos o ponto de vista de quem vive nesta assombrosa cidade.
Nele tenta fazer uma abordagem da cidade a partir de ângulos inesperados, levando o leitor ao submundo do crime onde muçulmanos e hindus são gangues rivais, revelando a vida de uma dançarina criada no meio da pobreza e do abuso, abrindo a porta que dá para os santuários interiores de Bollywood e entrando nas histórias de inúmeros aldeões que chegam à cidade em busca de uma vida melhor e acabam a viver à beira da estrada.
À medida que cada história individual se desenrola, Mehta narra também os seus esforços em construir uma casa em Bombaim após mais de vinte anos no estrangeiro. Maximum City é sincero, apaixonado, divertido e leva o leitor a comover-se enquanto um mundo antigo e em constante mudança lhe é revelado.

Opinião
Maximum City é o primeiro livro do escritor Suketu Metha.
É o resultado de uma longa pesquisa e que demorou sete anos a ser concluída.
Retrata a realidade vivida em Bombaim, cidade natal do próprio escritor.
Através deste livro, ficamos a conhecer a verdadeira forma de vida nesta cidade, do ponto de vista do próprio habitante, e não de um mero turista, que acaba sempre por trazer apenas as boas recordações daqueles locais.
Maximum City está dividido em três partes, onde, ao longo delas, vai falando sobre os vários crimes testemunhados, principalmente aos muçulmanos que eram mesmo tratados como seres inferiores; a vida de várias bailarinas e prostitutas, que todas as noites se transformavam, para assim ganharem a vida e tentarem sobreviver a um estado miserável.
Apesar de Suketu Metha ser natural de Bombaim, esta já há vários anos a viver em Nova Iorque, onde contruiu uma família, e ele próprio fica perplexo, por várias vezes, com alguns episódios que foi tendo conhecimento ao longo da sua pesquisa, tendo mesmo que ocultar a existência da sua família em Nova Iorque, para assim as colocar em segurança.
Maximum City ajuda-nos a perceber que todas as cidades, como todos os países, têm o lado bom e o lado mau.
Foi uma leitura interessante com a qual aprendi imenso sobre um país que desconhecia por completo.

Livro gentilmente cedido pelo site Segredo dos Livros.

2 comentários:

  1. Eu adorava ir à Índia, é daquelas viagens que continua na lista...nunca se sabe...e por isso este pareceu-me um livro mesmo muito interessante! :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um livro interessante para ler.

    Fiquei extremamente curiosa.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar