quinta-feira, 10 de março de 2011

TORTA ENSOPADA DE LARANJA

E as laranjas ainda abundam cá por casa! As árvores estão carregadinhas deste fruto suculento por isso há que o aproveitar para estas sobremesas que sabem pela vida :)

Ingredientes:
| 400gr de Açúcar
| 3 colheres (sopa) de Farinha
| 1 colher (chá) de Fermento
| Raspa e sumo de 2 Laranjas
| 8 Ovos
| Margarina para untar
| Açúcar para polvilhar

Preparação: Misture o açúcar com a farinha, o fermento em pó e a raspa e o sumo de laranja. Mexa com uma vara de arames.
Junte os ovos e mexa cuidadosamente com a vara de arames, mas sem bater.
Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com açúcar. Verta o preparado anterior no tabuleiro e leve a cozer a 190ºC durante cerca de 20 minutos.
Retire quando estiver cozida e desenforme sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar.
Enrole a massa em forma de torta, com a ajuda do pano, e deixe arrefecer.

Dica: A receita original pedia 500gr de açúcar, eu reduzi 100gr mas mesmo assim podia ter reduzido mais 100 pois a torta fica bastante doce. É uma torta bastante calórica mas uma fatia apenas não faz mal a ninguém ;) Tal como o nome indica, é uma torta bastante ensopada, fica mesmo húmida :)

Bom Apetite!

35 comentários:

  1. uma sobremesa que adoro e nunca me saiu bem! Ou desmancha-se toda ou não desenforma... vou experimentar a tua....

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Tânia, eu também tinha o mesmo receio que tu ate porque torta só mesmo o tronco de natal, nunca tinha feito mais nenhuma...
    mas penso que esta receita deva sair sempre bem! Temos é que ter atenção ao ponto de cozedura pois não pode cozer nem a mais nem a menos...
    Se cozer a menos, parte toda e desmancha-se, se cozer demais, racha ao enrolar...
    Um truque para que não agarre ao desenformar é forrar o tabuleiro com papel vegetal e depois então untar com manteiga e polvilhar com açúcar, assim desenforma sempre bem!

    ResponderEliminar
  3. Esta torta esta mais que prefeita!! bjks

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulinha!
    A tua torta ficou maravilhosa como sempre!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  5. O que eu gosto de bolos com laranja e se ficarem ensopadinhos então.... e é engraçado pq comer laranja, assim, descascar e comer não sou grande apreciadra!!!
    Quanto á Brisa do Lis, eu fiz numa forma de silicone, foi facilimo desenformar. Apenas tive o cuidado de a descolar primeira dos lados antes de a virar para não partir os cantinhos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. que linda ficou! adoro torta de laranja!

    ResponderEliminar
  7. Sissamar,

    Obrigada pela ajuda :)
    Tenho poucas formas de silicone, por isso estava a pensar fazer em forma normal e daí o meu receio.

    A ver se compro uma forma gira, em silicone, para experimentar essa receita :)

    Bjitos

    ResponderEliminar
  8. Paulinha ficou linda a torta, eu gosto imenso de tortas mas na parte de enrolar ainda n nos da-mos muito bem :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,
    Posso levar uma , aliás 2 fatias?
    Adoro torta de laranja, esta ficou com um ar de fazer aguar qualquer um.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Excelente aspecto... tenho de experimentar. Nunca me aventurei nas tortas, por darem sempre para o torto... está na hora! Obrigado pela receita.

    ResponderEliminar
  11. Rui,
    Gostei do seu jogo de palavras :)
    eu também pensava assim, não vou conseguir enrolar o raio da torta, mas só experimentando é que conseguimos tirar a teima não é? :)

    ResponderEliminar
  12. Ai que bom aspeto Paulinha...vou levar a receita comigo e vai ser a sobremesa para o aloço de Domingo na casa da sogrinha =)

    ResponderEliminar
  13. Como dizes e uma torta bem calórica!!! Por enquanto isso é fruto proibido pois o carnaval já foi bem INTENSO! Gostei do fato de ela ser bolhadinha, deliciosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. mas que belo aspecto.. apaixono-me por todas as trotas de citrinos que vejo mas nunca calhau de experimentar fazer, ainda mais agora que declarei guerra (abstinencia) aos doces até À pascoa..
    Ai ai.. isto é que vai sr um sacrificio..

    bjus
    cila

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto absolutamente maravilhoso...

    Beijinhos enormes querida.

    ResponderEliminar
  16. Que rica torta nos apresentas, Paulinha.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  17. Eh pá eu não posso vir aqui!! Eu tou de dieta :(((

    que ASPECTO!!!!

    ResponderEliminar
  18. Ficou muito linda sua torta Paulinha, parabéns! Beijos

    ResponderEliminar
  19. Adoro essa torta! É bem docinha. E a tua ficou com um aspecto divinal. :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Ai, Paulinha, tens que me dar um workshop de tortas! lol
    Essa tua torta ficou tão direitinha!! E com um aspecto delicioso.
    Temos de trocar mails sobre tortas! :P

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. que torta maravilhosa amiga muito mesmo e linda torta mas muito direita,bjokinhass

    ResponderEliminar
  22. Bem amiga, k espectáculo essa torta :).. Super perfeitinha..
    beijoca

    ResponderEliminar
  23. Paulinha,
    Que delicia amiga... Eu que adoro este tipo de tortas húmidas. Mas sou um desastre total a enrolar, racham sempre... A minha sorte e' que o meu marido tem muito jeito para isso hehehe... Quando faço ele tem que estar em casa, ou e' desastre total.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. hummmm maravilhosa!!!

    Tem um aspecto fantastico

    Tb me tenho que estrear nas tortas... mas tenho receio que nao fique bem!

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  25. Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e ví as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
    Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
    Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
    Se precisar de algo é só gritar ,moro entre as montanhas e por lá tem eco.
    Meu nome é Valeria , mas pode gritar KIM ...que é meu apelido!

    ResponderEliminar
  26. Obrigada a todos pelos comentários.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá.
    A torta parece deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. A torta de laranja húmida é das minhas sobremesas favoritas. Sou completamente doida e incapaz de me ficar por uma fatia apenas... a tua não duraria mais do que 2 dias lá em casa :P

    ResponderEliminar
  29. ola,eu faço esta torta desde 2004 e como nao gosto muito de doces,,corto no acuçar so ponho 250g e tambem acrescento sumo de limao e raspa e fica uma delicia.bjs

    ResponderEliminar

  30. Olá, a sua torta é deliciosa.














    ResponderEliminar