terça-feira, 29 de março de 2011

TARTE DE AMÊNDOA

Esta é, sem dúvida, uma das minhas tartes preferidas! E não sei como, nunca a tinha feito... até ao dia em que a Me me deu a receita e eu coloquei logo as mãos à obra :) Sim que é uma tarte calórica pela quantidade de manteiga que leva, mas um dia não são dias e que bem que sabe uma destas fatias! Obrigada Me, pela receita!
E já agora mostro a minha mais recente aquisição, este prato de pé alto, Bordallo Pinheiro! Graças à Vera, que me trouxe das Caldas :) Em Abril está já marcada uma ida à loja da fábrica, já sei que me vou perder...

Ingredientes:

Massa:
| 200gr de farinha
| 100gr de açúcar
| 100gr de margarina
| 1 ovo inteiro
| 1 colher (chá) de fermento em pó
| 3 colheres (sopa) de leite

Cobertura:
| 200gr de amêndoa palitada
| 120gr de açúcar
| 150gr de margarina
| 5 colheres (sopa) de leite
Preparação: Prepare a massa, juntando o açúcar, a margarina, e o ovo. Mexa tudo muito bem e no fim adicione a farinha, o fermento e o leite, envolvendo tudo muito bem até que fique uma massa areada. Verta para uma forma (usei silicone) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC enquanto prepara a cobertura.
Para a cobertura, junte todos os ingredientes numa caçarola e leve ao lume até ferver.
Retire a base do forno, pique-a com um palito e verta sobre ela a cobertura, levando ao forno novamente a dourar, por mais 10 minutos.

Bom Apetite!

30 comentários:

  1. Olá Paulinha,
    Antes de mais obrigada pelos teus comentários e pela visita :)

    Também ainda não conhecia o teu blog mas já fiquei rendida.
    Esta tarte parece ser realmente uma delicia... e está com uma apresentação lindissima.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ficou linda a tarte, e o pratinho é mesmo maravilhoso.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulinha, pois essa tarte tambem é das minhas preferidas, mas como é um bocadinho calórica só a faço pela altura do natal que é nessa altura que não faço restrições de nada,lol!
    Gostei imenso do prato a tarte fica muito bonita nele.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Paulinha a tarte ficou uma delicia tb devoro quando a faço :)
    O pratinho é lindo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou bem boa!!!
    ainda bem que não tenho por aqui um aloja com essas peças lindas de porcelana e afins , senão não resistia tb!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, ficou linda a tua tarte...
    Acabei de receber o livro..
    bjios

    ResponderEliminar
  7. Su,
    Obrigada pela tua visita ao meu blog. Espero voltar a ver-te por cá!

    Felismina,

    Ainda bem que já chegou aí o livro!! Fico descansada!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei a tarte e sobretudo o linérrímo prato...se não te importas levo uma fatia ok?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. pode ser 1 fatiazinha para mim sff! ;)

    ResponderEliminar
  10. Que tarteira mais linda!!!! :))

    Quando eu poder comer dessas coisas, fazes uma só para mim??? ;)
    É das minhas preferidas!!!

    ai que tu "matas-me"!!!

    Beijinhos grandes!!!

    ResponderEliminar
  11. Verita,

    Está combinado! Depois faço uma inteirinha só para ti :)

    Eu comi 1 fatia, estava muito boa :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. OLÁ, esta tarte é mesmo daquelas que se come com os olhos. eu adoro tarte de amêndoas, de todas as maneiras e feitios!!e esta não vai passar despercebida do meu livro de receitas!!!
    a base é muito bonita , a linha bordalo pinheiro tem coisas lindissimas...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Paulinha!
    Amei a tua tarte...mas o teu prato ficou metido dentro da minha cabeça visto que tenho corrido tudo para encontrar um assim mais ou menos...aqui onde moro perto de Lisboa nunca vi com a tua dica vou encontrar!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  14. afectos de ternura,

    Olá! Concordo contigo, esta é uma tarte bem apelativa e felizmente, bem saborosa também :)
    Espero que quando a experimentares, gostes do resultado!

    Maria,

    Como eu te compreendo... tanto eu como a PrincesSu andávamos à imenso tempo à procura de um prato como este... e tudo o que encontrávamos, ou era caro de mais (tinha que vir de fora) ou feio...
    Até que vi num blog um suporte destes e ao saber que era uma peça Bordallo Pinheiro, tratei logo de me informar de preços... sai super baratinho, posso te já dizer! E graças a uma amiga que mora nas Caldas, finalmente consegui-a!
    No próximo mês, tenho um fds prolongado em Peniche e em caminho, já avisei o marido que temos que passar nas caldas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Essa tarte tem um aspecto mesmo guloso, já ia uma fatia para estes lados :))))

    O prato é realmente muito bonito!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que delicia e ficou linda a tarte bem como as fotos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. ADORO TARTES DE AMÉNDOA, E ESSA ESTA BEM CONVIDATIVA.
    BJS

    ResponderEliminar
  18. Que tarte linda ficou,pode ser calórica mas é bem saborosa.
    O teu prato é lindo também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Serei mais uma a dar-te os parabéns por esta tarte. Que deve ser uma delicia!
    Mas não poderia deixar de registar a minha passagem por aqui.

    Beijinhos e muitas felicidades vizinha ;-)

    ResponderEliminar
  20. A tarte está fantástica e o prato é bem bonito!

    ResponderEliminar
  21. é dificil comentar... estou a babar!! bjks

    ResponderEliminar
  22. Obrigada a todos pelos comentários!

    Cristina Antunes,

    Obrigada pelo teu comentário! Moramos mesmo perto uma da outra :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ficou tão linda amiga!!

    Tenhode experimentar esta receita... o H. ja me disse uma vez que é dos doces preferidos e eu só ainda no fiz por causa da manteiga que leva, mas é como tu dizes, uma vez não são vezes!!!

    Tenho de fazer :)

    E o prato é lindo lindo lindo!!!
    Tb estou mortinha por experimentar o meu :)

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  24. Adorei a tarte e o prato também!:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  25. Adoro tarte de amêndoa, tenho que experimentar essa :)

    ResponderEliminar
  26. Ficou super apelativa.. gostei da receita :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que bom aspecto,adoro tarte de amêndoa,já comia uma fatia :))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Que bom aspecto, por acaso nunca experimentei a fazer uma tarte de amendoa e vivo no Algarve.

    beijinhos

    ResponderEliminar