quinta-feira, 17 de março de 2011

BOLO PUDIM DE LIMÃO

Já há imenso tempo que andava para postar esta receita. Fiz para a noite de Passagem de Ano e foi muito apreciada. Ao meu gosto mesmo, seria com chocolate, mas como havia convidados que não gostavam deste ingrediente, lá me decidi pelo limão! A receita, foi retirada do blog A Trofa tem Cozinheira.

Ingredientes:

Bolo:
| 150gr de Manteiga amolecida
| 130 gr de Açúcar
| 3 Ovos inteiros
| 140gr de Farinha
| Raspa de 1 Limão grande ou 2 pequenos
| 1 colher (sopa) de Fermento em pó
| 100ml de leite

Pudim:
| 4 Ovos
| 1 lata de Leite Condensado
| 2 medidas (do leite condensado) de Leite
| Sumo de 1 Limão
| Caramelo Líquido q.b.

Preparação: Prepare o bolo batendo a manteiga juntamente com o açúcar e os ovos. Juntar a farinha e bater sempre.
Acrescente a raspa de limão e em seguida o leite.
Unte uma forma redonda com o caramelo líquido e verta o preparado para a forma.
De seguida, prepare o pudim, batendo os ovos com o leite condensado, o leite normal e o sumo de limão.
Verta este preparado delicadamente sobre a massa do bolo.
Não se preocupe, pois a massa do pudim irá mesmo passar para baixo da massa do bolo :)
Leve ao forno em banho-maria durante 50min a 180ºC.
Desenforme apenas quando totalmente frio.
Decore a gosto.

Bom Apetite!

31 comentários:

  1. Eu gosto imenso de chocolate mas também aprecio um bom doce de sabor a limão, laranja, etc!! Ficou bem bonito. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Lindo:)eu ao menos adoro tanto o chocolate como o limao..
    bjus

    ResponderEliminar
  3. Eu não recuso nada que tenha chocolate, gosto de provar :) mas para mim limão e maça nas sobremesas são sempre aprovadas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda ontem fiz um de chocolate, ainda nem desenformei, oxalá me saia tão bem como esse.
    Ficou lindo!

    ResponderEliminar
  5. Como sabes ando há seculos para experimentar este bolo-pudim... e adio sempre e sempre...

    Agora ao ver o teu deu-me cá uma vontadinha de experimentar... :)

    Deve ser muito bom...
    Ficou muito bonito!!

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  6. Carla,
    Vai sair bem certamente, depois mostra como ficou :)

    Princessu,

    Como eu te percebo, antes de fazer também andava com imenso receio que não corresse bem, mas acho que se colocarmos caramelo suficiente (para a massa não pegar) e se o desenformarmos apenas quando estiver totalmente frio, não há problema :)
    Experimenta! Com chocolate deve ser ainda melhor pois nota-se imenso a diferença nas massas.

    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  7. Adoro o limão e chocolate então não se fala...

    Vou experimentar também

    Mais uma maravilha tua que eu levo comigo...

    JInhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito bonito!

    O limão deve ter dado um gosto bom ao bolo.

    Fiz uma vez que não correu muito bem, tenho que voltar a fazer e sa calhar vai ser com a tua receita.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Que bonito ficou, então de limão que tanto adoro!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Paulinha!
    A associação das duas texturas tão diferentes, resulta sempre muito bem neste bolo-pudim. Uma óptima sugestão para o fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Cristina

    ResponderEliminar
  11. Esta espectacular este bolo pudim...
    Gostei da introdução do limão deve ter dado um sabor maravilhoso : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Paulinha, que maravilha! Fica tipo queijada? Vou "roubar" a receita. :) Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Rita,

    A consistência não fica como queijada... a massa fica dividida em duas, a de baixo em bolo, e a de cima fica mesmo pudim.
    A junção das duas massas, dá um óptimo resultado.
    No Bolo Pudim de Limão não se consegue perceber a diferença entre as massas, com chocolate o resultado é muito melhor visualmente.

    ResponderEliminar
  14. Que bom, Paulinha, tenho de experimentar.

    Bjinho
    Maria José

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha, tenho de fazer a experiência um dia destes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Tem um aspecto fantástico.

    Vou experimentar um dia destes.

    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  17. Como sempre maravilhoso.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  18. Bela substituição!!!Ficou lindo!!!

    Bjokas

    Rita

    ResponderEliminar
  19. Conheço bem esse bolo aqui no Açores vê-se bastante é um bolo delicioso!!!Sem dúvida!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Cheguei aqui por um passatempo de troca de receitas (não conhecia o blog)e não é que dou com um bolo pudim de limão quando eu também te mandei um bolo de limão. Assim fiquei a saber que o meu bolo vai ser, de certeza apreciado por aí. Eu cá vou ter de experimentar este adoro bolo-pudim)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Hummm deve ser tão bom! quero experimentar;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Olá Nelinha,

    É verdade, um bem haja a estes passatempos que dão origem a conhecer novas pessoas e por consequência, blogs!
    O limão é muito apreciado cá por casa, pelo que a receita que me enviaste vai ser testada, tenho a certeza! Quanto ao bolo pudim, aconselho a fazeres, é muito bom! Já fui espreitar o teu blog, tem um nome bastante sugestivo, adoro pipocas :)

    Beijinhos e espero ver-te por cá mais vezes :)

    ResponderEliminar
  23. Paulinha!
    O teu bolo pudim ficou mesmo um verdadeiro arraso!!!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  24. Parece-me excelente.. e eu adoro limão :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ai este bolo pudim está uma tentação!!

    O bolo foi cortado com uma faca de serrilha, aquelas normais de cortar o pão, mas comprida.
    Alguma dúvida diz.

    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Este vou ter de experimentar , pois gosto limão. Bjs

    ResponderEliminar
  27. Bem Paulinha, já tenho feito bolo/pudim ou pudim/bolo e sempre me saíram bem. Este, coitadinho, ficou todo feito em pudim. Bom, mas só pudim. Mas como os comentários foram todos positivos, eu calei-me caladinha e nem mencionei que não era bem pudim de limão que eu queria fazer...

    ResponderEliminar