terça-feira, 22 de março de 2011

BOLO DE ÁGUA

Em miúda, gostava muito de fazer este bolo pela simplicidade da sua receita. Lembro-me que ficava um bolinho simples, ideal para o lanche.
Quando revi a receita no livro da minha mãe, decidi fazê-lo! Mas... por ter colocado um pouco de farinha integral e um pouco de farinha custard.. o sabor não era o mesmo... Por isso, deixo cá a receita original, para futuras tentativas :)

Ingredientes:
| 1 chávena de açúcar
| 2 chávenas de farinha
| 5 ovos
| 1/2 chávena de água

Preparação: Bata o açúcar com as gemas até ficar um creme homogéneo.
De seguida, bata as claras em castelo.
Acrescente, alternadamente, a farinha e as claras em castelo, mexendo delicadamente entre cada adição.
Por fim, adicione a água e envolva tudo muito bem.
Verta o preparado para uma forma e leve ao forno a 180ºC.
Antes de retirar, faça o teste do palito.

Fica um bolinho com uma óptima consistência, no entanto, para melhorar o sabor, podemos sempre acrescentar raspa de laranja ou limão, ou até mesmo essência de baunilha.

Nota: A chávena que utilizo sempre tem capacidade para 250ml.

Bom Apetite!

17 comentários:

  1. É verdade este bolinho é muito bom.
    A minha mãe tmb tinha esta recceita no livro de receitas dela,mas à muito
    que não o faço.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já nem me lembrava deste bolo e faziamos imenso! Era mt bom era, agora fiquei com saudades :)

    ResponderEliminar
  3. Adorava este bolo...por isso mesmo nada como a receitinha original.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me desse bolo tb da minha infância. Ficou ótimo.
    beijo

    ResponderEliminar
  5. O bolo que eu levava na lancheira :) que saudades!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acho que era o bolo das mães porque a minha tb o fazia muitas vezes e era uma delicia!!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Um bolo simples, porém apetitoso!
    bjs,
    Andréa..

    ResponderEliminar
  8. Minha mana também faz esse bolo muitas vezes, aprendeu na escola.

    Ficou muito bonito.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Um bolinho bem simples de fazer e que fica uma maravilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. olá, eu acho que a minha mãe me fazia este bolo quando eu era pequena!!!
    um dia destes vou experimentar mas n posso abusar por causa da dieta!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ah pois é tenho de ir ao caderninho da minha mãe porque ela tb tem esta receita. Já nem me lembrava!!! E há por lá mais.!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Paulinha, por acaso tenho uma receita de bolo de água que era da minha avó e que me faz lembrar os tempos de criança, mas é um bocadinho diferente do teu.
    Gostei da partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nunca fiz bolo de água, tenho que experimentar:)

    bjus

    ResponderEliminar
  14. Obrigada a todas pelos comentários.
    Afinal este bolinho é bem conhecido da nossa infância!
    lembro-me que de facto era um bolo bem saboroso, e a opinião é unânime!
    Peçam a receita à vossa mãe e depois mostrem-me para vermos as diferenças! Era um bolo tãooo bom :)

    Susana, como é a receita da tua mãe?

    Beijinhos

    ResponderEliminar