quarta-feira, 30 de junho de 2010

OMOLETE MISTA


Aqui está o meu jantar de ontem, bem levezinho. Ideal para estes dias de calor. Desta vez optei por fazer uma omolete mais simples, apenas com queijo e fiambre, mas por vezes opto por colocar cogumelos, salsichas, carne desfiada (para aproveitamentos). Acompanhei com uma alface.

Ingredientes:
| 2 ovos
| 1 fatia de fiambre
| 1 fatia de queijo
| sal q.b.
| oregãos q.b.

Preparação: Bata os ovos com o sal e os oregãos a gosto.
Coloque uma frigideira anti-aderente a aquecer e passados 2 ou 3 minutos verta o preparado. Deixe cozer o bastante para que não se desfaça ao virar. Disponha o queijo e o fiambre e de seguida, dobre.
Vire do outro lado.
Sirva.

Bom Apetite!

terça-feira, 29 de junho de 2010

A MELODIA DO ADEUS

(Imagem retirada da net)
Como já devem ter reparado, tenho uma grande paixão pela leitura. Desde criança que gosto de ler, e apesar de ter estado uns bons tempos sem comprar nenhum livro ou sequer pegar em algum, retomei este ano a leitura e estou ainda mais viciada. "A Melodia do Adeus" foi um livro que recebi da minha irmã F. como prenda de aniversário. Comecei a leitura na semana passada e terminei ontem! A-do-rei =)

Sinopse

Com apenas dezassete anos, Verónica Miller - ou «Ronnie», como é carinhosamente chamada - vê a sua vida virada do avesso quando o casamento dos pais chega ao fim e o pai se muda da cidade de Nova Iorque, onde vivem, para Wrightsville Beach, uma pequena cidade costeira na Carolina do Norte. Três anos não são suficientes para apaziguar o seu ressentimento, e quando passa um Verão na companhia do pai, Ronnie rejeita com rebeldia todas as suas tentativas de aproximação, ameaçando antecipar o seu regresso a Nova Iorque. Mas será na tranquilidade que envolve o correr dos dias em Wrightsville Beach que Ronnie irá descobrir a beleza do primeiro amor, quando conhece Will, e vai afrouxando, uma a uma, todas as suas defesas, deixando-se tomar por uma paixão irrefreável e de efeitos devastadores. Nicholas Sparks é, como sabemos, um mestre da moderna trama amorosa, e, em A Melodia do Adeus, usa de extrema sensibilidade para abordar a força e a vulnerabilidade que envolvem o primeiro encontro com o amor e o seu imenso poder para ferir… e curar.

Opinião:

Adorei este livro. É uma leitura que nos agarra logo de início e queremos sempre ler mais e mais e mais para conhecermos o desenrolar da história.
Com um enredo bastante acessível e cativante.
Uma história que poderia bem ser protagonizada por nós na vida real.
Uma bonita história de amor que nos deixa de facto a sonhar.
Grandes lições de vida no que diz respeito à amizade e à família.
Coloca-nos a pensar sobre questões da nossa vida em que tivemos dificuldade de perdoar alguém.
Aconselho vivamente este livro.

E vocês, gostam de ler?

FRANGO ASSADO - PREPARADO MAGGI

Numa das minhas idas ao supermercado, deparei-me com o novo preparado Maggi, aquele em que cozinhamos o frango dentro de um saco plástico! Como já andava curiosa em experimentar à imenso tempo, e como via em alguns blogs que gostaram da experiência, nem hesitei um segundo e trouxe logo um pacotinho comigo. Escolhi o de Ervas Aromáticas. Confesso que mesmo assim estava um pouco reticente quanto ao sabor. O que é certo é que de facto fica um franguinho bem sucolento e saboroso. Gostei imenso e agora vou querer provar o de Alho.

Ingredientes:
| 1/2 frango partido em pedaços
| 1 pacote Maggi Ervas Aromáticas

Preparação: Colocar o frango dentro do saquinho, polvilhá-lo bem com o preparado Maggi. Fechar o saco com o cordelinho e abanar bem para que o pó se misture uniformemente. Colocar dentro de um pirex e levar a forno quente (200ºC) durante 50 minutos.

Aqui fica a foto do franguinho dentro do saco.
E passados 50 minutos, aqui está o resultado =) um franguinho delicioso. Com um óptimo sabor a ervas aromáticas. Acompanhei com puré instantâneo e uma boa salada.

Bom Apetite!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

BOLO DE LARANJA - RECEITA DA CUNHADA

Tal como o título indica, este Bolo de Laranja não foi feito por mim mas sim pela minha cunhada, que o trouxe um dia destes para um jantar em casa dos meus sogros. Como gostei imenso, decidi pedir-lhe a receita e tirar foto para vos mostrar.

Ingredientes:
| 4 ovos
| 2 chávenas de açucar
| 3 chávenas de farinha
| raspa e sumo de 1 laranja grande
| 1 colher (chá) de fermento
| 1 chávena de água
| 1 pitada de sal

Preparação: Comece por bater as gemas com o açucar até ficar um creme homogéneo. De seguida, junte a água e o sal.
Bata as claras em castelo e vá juntando ao preparado alternadamente com a farinha e o fermento.
Por fim, adicione o sumo e a raspa da laranja e mexa tudo muito bem.
Leve ao forno quente (180ºC) até estar cozido.
Faça o teste do palito antes de retirar.

Caso pretenda, e enquanto o bolo está na forma, pode regá-lo com o sumo de outra laranja. Neste caso, a minha cunhada não colocou.

Nota: A chávena referida é de beber o café/leite tendo aproximadamente 200ml de capacidade.

Bom Apetite!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

MEL

Imagem retirada da net

Preciso da vossa ajuda :)
Ontem a minha avó, como sabia que eu andava à procura, foi uma querida e ofereceu-me um enorme Pote de Mel e ainda por cima caseirinho. Onde moro à muitas pessoas que se dedicam à produção de mel (se assim o posso chamar) e foi numa dessas casas que a minha avó comprou.
Vai dai que ando desejosa de experimentar um bolinho com mel. Mas não tenho nenhuma receita. Ai é que entra a vossa ajuda milagrosa :)
Será que me podem indicar receitas de Bolos de Mel, que sejam, de preferência, bem húmidos e fofos? Como já devem ter reparado não gosto nada de bolos com consistência seca...
Obrigada desde já.

Beijinhos***

BABA DE CAMELO

Não sabia o que fazer para a sobremesa de fim-de-semana e depois de ter dado uma vista de olhos nas minhas revistas, encontrei a receita de Baba de Camelo na revista Tv & Culinária. Como andava já tentada em experimentar, decidi por esta receita. Aqui fica o resultado.

Ingredientes:
| 1 lata de leite condensado cozido
| 4 ovos
| 1/2 limão (sumo)
| 50gr de miolo de amêndoa moido e torrado (coloquei amendoim crocante)

Preparação: Coloque o leite condensado cozido numa tigela e junte-lhe as gemas. Bata bem com a batedeira por cinco minutos e junte o sumo de limão.
Bata as claras em castelo firme e envolva no preparado com a vara de arames.
Coloque em taças individuais e leve ao frio durante 60 minutos.
Sirva polvilhado com a amêndoa. (no meu caso amendoim).

É uma sobremesa rápida de fazer mas, confesso, não foi muito apreciada pelo facto de ser exageradamente doce, mesmo colocando o sumo de limão que corta um pouco.

Bom Apetite!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O DESPERTAR DAS TREVAS

Tal como referi aqui tenho este livro para venda.
Assim deixo algumas fotos para poderem ver o seu estado, como novo.

Sinopse

Cassandra Palmer consegue ver o futuro e comunicar com espíritos - dons que a tornam atraente para os mortos e mortos-vivos. Os fantasmas dos mortos não costumam ser perigosos; apenas gostam de conversar… e muito. Os mortos-vivos já são outra conversa.
Tal como qualquer rapariga sensata, Cassie tenta evitar os vampiros. Mas, quando o mafioso sugador de sangue a quem fugira há três anos a reencontra com intuitos de vingança, Cassie é obrigada a recorrer ao Senado dos vampiros em busca de protecção. Os senadores dos mortos-vivos não irão ajudá-la sem contrapartidas. Cassie terá de colaborar com um dos seus membros mais poderosos, um vampiro mestre perigosamente sedutor. E o preço que ele exige poderá ser superior ao que Cassie está disposta a pagar…

10 Tachinhos

PERCA GRELHADA NA BRASA


Para comemorar o dia de São João, não vos trago sardinhas porque não gosto! Em vez disso, trago Perca Grelhada =) Foi a primeira vez que comi e gostei imenso. A repetir =) E em tempos de São João, como não podia deixar de ser, comprei um lindo manjerico como podem ver na foto :)

Ingredientes:
| 2 postas de Perca do Nilo
| sumo de 1 limão
| sal q.b.
| batata q.b.

Preparação: Comece por temperar as postas com sal e bastante sumo de limão. Deixe marinar durante cerca de 1h.
De seguida é só grelhar na brasa (como não tinha lá muito jeitinho ficou um pouco escurinha).
Acompanhei com batata cozida e uma boa salada de alface.

E para comemorar este dia, deixo-vos aqui a quadra que vinha a acompanhar o meu manjerico:

Fui lançar o meu balão
Lá para a Serra do Pilar
Grande é a noite de São João
Com tantos balões no ar.

Bom Apetite!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

BOLO DE CHOCOLATE II

Este Bolinho de Chocolate já o preparei à umas semanas atrás. Fi-lo a pedido da prima do meu marido que queria levar um bolinho para oferecer aos meninos da creche onde iria estagiar pelo último dia. Como queria um bolo simples de chocolate optei por esta receita. Uma adaptação do Bolinho de Chocolate de Pepitas que vi no blog Pratos da Bela. Fica aqui a receita com as minhas adaptações:

Ingredientes:
| 4 ovos
| 1 caneca de açucar
| 2 canecas de farinha
| 1 caneca de chocolate em pó (pode colocar Nesquik)
| 1 caneca de óleo
| 1 colher (chá) de fermento
| 1 caneca de água a ferver
| pepitas de chocolate q.b. (opcional)

Preparação: Mexe-se todos os ingredientes por esta ordem, exepto as pepitas e a água que se colocam apenas no final.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha e verta o preparado.
Leve a forno quente (180ºC) durante 30 minutos.
Antes de retirar faça o teste do palito.
Aqui fica uma foto do seu inteiror. Peço desculpa pela má qualidade mas a foto foi tirada já na creche pela J.
Pelo aspecto ficou delicioso, quem me dera ter provado =) Foi muito elogiado tanto pelos miúdos como pelas professoras =) Babei!! =)

Bom Apetite!

terça-feira, 22 de junho de 2010

CARNE DE PORCO ESTUFADA COM LINGUIÇA

Hoje é a vez de deixar um pratinho de Carne de Porco que ficou delicioso. Para apimentar um pouco mais o sabor, adicionei linguiça cortada aos pedaçinhos e ficou delicioso. Acompanhei com esparguete.

Ingredientes:
| azeite
| 1 cebola
| 1 alho
| 1 folha de louro
| tomate pelado/polpa de tomate
| salsa
| vinho branco q.b.
| carne de porco q.b.
| 1 linguiça
| esparguete q.b.

Preparação: Comece por fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados, o louro e a salsa. Assim que a cebola estiver translúcida, adicione um pouquinho de vinho e deixe apurar. De seguida, adicione o tomate pelado/polpa de tomate e deixe a refogar por uns minutos. Tempere de sal, pimenta e se gostar, de piri-piri e deixe apurar.
Adicione de seguida a carne cortada em cubinhos, juntamente com a linguiça e deixe estufar durante cerca de meia hora.
Vá mexendo de vez em quando e se necessário, acrescente um pouco de água.
Rectifique os temperos.
Enquanto isso, coza o esparguete al dente.
Quando a carne estiver estufada, sirva com o esparguete.

Bom Apetite!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DELÍCIA TUTTI-FRUTI

E para começar o Verão da melhor forma possível, nada melhor do que saborearmos esta Delícia Tutti-Fruti. Uma pequena "invensão" minha de última hora =)

Ingredientes Base:
| 1 pacote de bolacha Maria
| manteiga q.b.

Ingredientes 1ª Camada:
| 1 pacote de gelatina tutti-fruti
| 1 lata de leite condensado

Ingredientes 2ª Camada:
| 1 pacote de gelatina tutti-fruti
| morangos q.b. (biológios, vindos de casa dos meus pais =))
| ananás q.b.

Preparação: Prepare a base da sobremesa, triturando as bolachas e derretendo a manteiga. Junte os dois ingredientes e amasse bem para que se unam. Com este preparado, forre o fundo de uma forma de aro amovível. Leve ao frigorífico e reserve.
Prepare agora a 1ª camada, fazendo a gelatina como indica na embalagem (250ml de água quente + 250ml de água fria). Mexa bem e junte à gelatina o leite condensado. Verta o preparado para a forma e leve novamente ao frigorífico.
Quando a 1ª camada estiver solidificada, prepare a 2ª embalagem de gelatina, mas reduza a quantidade de água (200ml de água quente + 200ml de água fria).
Verta cuidadosamente sobre a 1ª camada e decore a gosto com frutas.
Leve novamente ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro.
No dia que servir a sobremesa, desenforme cuidadosamente.

E aqui está o resultado! Uma sobremesa colorida, bem fresquinha ideal para esta época de Verão que começa hoje!
Bom Apetite!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MOUSSE DE CHOCOLATE CASEIRA

E para acabar bem a semana, nada melhor do que uma bela Mousse de Chocolate Caseira que preparei à umas semanas atrás para levar para um jantar de amigas. A receita, vi-a no blog da querida Catarina - Doces Curiosidades. Ficou muito apetitosa mas na hora ainda não estava solidificada o suficiente por ter sido feita à pouquissimo tempo.

Ingredientes:
| 200gr de chocolate de culinária
| 50gr de manteiga
| 6 ovos
| 6 colheres (sopa) de açucar

Preparação: Na 123 pique o chocolate.
Eu optei por derretê-lo no microondas juntamente com a manteiga mexendo sempre para ficar uma massa homogénea.
Entretanto bata as gemas com o açucar e junte ao preparado anterior.
Bata as claras em castelo e adicione suavemente à mistura anterior.
Leve ao frio umas horas (esteve apenas 1h para depois levar para casa das minhas amigas).
Em cima decorei com amendoim crocante.
Mas em casa deixei uma tacinha para o meu marido, que comeu apenas no dia seguinte e que disse estar deliciosa =) =)

Aproveito agora para divulgar um livro que tenho à venda "O Despertar das Trevas" por 10 tachinhos com portes incluídos. Se alguém estiver interessado...

Bom fim de semana!! O meu vai ser para passear =) Domingo vou a Fátima.

Bom Apetite!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PASSATEMPO ORIFLAME

E aqui estou eu a tentar a minha sorte =)
Participem também no passatempo criado no blog Olhos Dourados.
Boa Sorte!

QUEIJADINHAS DE LEITE E BOLO DE ANIVERSÁRIO - RECEITAS DA MÃE

Tal como tinha mencionado em posts anteriores, a minha irmã caçula, fez 10 aninhos no passado sábado (dia 12 de Junho) e a minha mãe preparou uma festinha lá em casa para nós e para os amigos! Este foi o Bolo de Aniversário que a minha mãe fez! Como não podia deixar de ser, o Bolo tinha que levar os desenhos animados preferidos, as Winx! E tinha que ser cor-de-rosa, a sua cor preferida =) E aqui está o resultado =) Um lindissimo bolo e que saboroso que ele estava!! Não sei a receita mas posso sempre pedir à minha mãe! A massa do bolo era o famoso colchâo de noiva e o recheio de creme de ovos!!! Na mesa estavam também estas deliciosas queijadinhas de leite!!

Ingredientes:
| 500gr de açucar
|250gr de farinha sem fermento
|6 ovos
|150gr de manteiga
|1dl de leite

Preparação: Numa tigela colocar o açucar com a farinha, os ovos e a manteiga previamente derretida e mexer tudo muito bem.
À parte, colocar o leite a ferver com uma casca de limão. De seguida, juntar ao preparado anterior.
Nota: O leite é sempre a última coisa a colocar.
Barrar as forminhas com manteiga e polvilhar com farinha.
Distribuir o preparado por cada forminha e levar ao forno.

Ficaram óptimas!!! A minha mãe fez apenas metade das quantidades e mesmo assim rendeu para todas as queijadinhas que vêm na foto!! Tenho que experimentar fazer em casa!!

Bom Apetite!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ARROZ XAU XAU SEM FIAMBRE

No passado sábado, dia 12 de Junho, a minha irmã fez anos, 10 =) e a minha mãe organizou uma festa em casa para os amigos. Eu estive presente =) e em breve coloco aqui os docinhos que a minha mãe fez para o dia! Entre outras coisas, a minha mãe tinha colocado na mesa frango churrasco, mas claro, os miudos querem é bolo e guloseimas :) então deu-me algum desse frango e eu aproveitei para o meu jantar. Para acompanhar, decidi fazer uma espécie de Arroz Xau Xau. A primeira vez que comemos este arroz foi no avião, a caminho da República Dominicana, a nossa lua-de-mel. Como o meu marido gabou imenso, no sábado foi o dia de experimentar. Mas sem fiambre que não tinha em casa....

Ingredientes:
(para duas pessoas)
| 1 cebola pequena
| 1 folha de louro
| azeite
| 1 medida de água
| 1/2 medida de arroz
| ervilhas q.b.
| 2 ovos mexidos
| 1 caldo de arroz
| sal

Preparação: Faça um refogado com o azeite, a cebola picada e a folha de louro. Assim que a cebola alourar, adicione a água.
Tempere de sal, coloque o caldo de arroz e deixe ferver.
Quando a água levantar fervura, adicione as ervilhas e, de seguida, o arroz. Coloque umas gotinhas de vinagre para que fique soltinho. Deixe cozer, com o lume no mínimo.
Enquanto o arroz coze, faça os ovos mexidos e reserve.
Quando pronto, adicione os ovos mexidos ao arroz, mexendo bem para tudo se misturar.
Fica óptimo o arroz e bem soltinho.

Bom Apetite!

terça-feira, 15 de junho de 2010

PANQUECAS NIGELLA

Como prometido, aqui está o resultado das panquecas que fiz com o mix que preparei neste post. Tal como disse à Soraia, não ficaram tão bonitas e perfeitinhas como as dela (eu e a frigideira temos problemas graves ihihih) mas ficaram saborosas =) Aqui fica a 2ª parte da receita:

Ingredientes:
| 150gr de Mix de Panquecas
| 1 ovo
| 250ml de leite
| 1 colher (sopa) de manteiga derretida.

Preparação: Misturar todos os ingredientes até obter uma massa lisa.
Aqueça a frigideira anti-aderente (sem óleo) e deite 2 colheres de massa para formar cada panqueca. Assim que começarem a aparecer bolhas à superfície das panquecas, vire-as e deixe cozinhar mais uns minutos. Retire.
Sirva as panquecas quentes com compotas a gosto (usei de morango).

Bom Apetite!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

BOLO DE ANANÁS

Para comemorar o 3º Aniversário do Blog da querida Belinha Gulosa e para poder igualmente participar no respectivo desafio que a Belinha organizou, aqui fica a minha contribuição com este fantástico Bolo de Ananás. Este bolinho já o tinha feito à algum tempo, apesar de ainda não o ter publicado, e mal vi o blog da Belinha decidi que seria a receita ideal para este dia, já que continha Ananás, um dos requisitos.
A receita já a tenho à uns anos em casa, num dossier com receitas dadas pela minha vizinha. Só posso dizer que ficou fantástico. Lá em casa adoraram, é um bolo muito apreciado.

Ingredientes:
| 1 lata de ananás às rodelas
| caramelo de compra
| 6 ovos
| 250gr de açucar (coloquei apenas 200gr)
| 200gr de farinha
| 200 gr de margarina (coloquei apenas 150gr)
| 2 colheres (sopa) de Vinho do Porto
| 1 colher (chá) de fermento em pó)

Preparação: Comece por barrar uma forma redonda com manteiga. Forre-a totalmente com papel vegetal. Com caramelo, unte o fundo da forma e de seguida, disponha as rodelas de ananás (tal como pode ver na foto) e reserve.
À parte, bata o açucar com a a margarina previamente derretida, até que forme uma massa esbranquiçada.
De seguida, adicione as gemas uma a uma batendo bem entre cada adição.
Bata as claras em castelo e reserve.
Misture o fermento com a farinha e vá adicionando aos pouquinhos ao preparado, entercalando com as claras em castelo.
Por fim, adicione o Vinho do Porto e se gostar, um pouco da calda do ananás.
Mexa tudo muito bem, disponha toda a massa na forma e leve ao forno a 180ºC durante 40 minutos.
Findo o tempo, faça o teste do palito e caso esteja cozido, retire do forno.
Deixe arrefecer e desenforme.


Aqui está a minha contribuição para este desafio!! Espero que tenha bastantes participações.
Quero deixar um grande beijinho á Belinha, pelo aniversário do Blog, esperando que continue com este óptimo trabalho e exelentes receitas!!!

Bom Apetite!

sábado, 12 de junho de 2010

MIMINHO DE CÔCO - CONCURSO CÔCO

A minha querida amiga Augusta Ribeiro, que está mais que provado que é uma cozinheira de mão cheia, decidiu participar no Concurso Côco que a Luísa e a Cláudia organizaram. Como não tem blog (essa lacuna será resolvida brevemente ihihih) a Augusta pediu-me para publicar aqui a sua receita!! Faço-o com imenso gosto! E digo, está aqui uma potencial vencedora =)

Ingredientes:
| 1 placa de massa folhada
| 200gr de côco
| 1 lata de leite condensado
| 2dl de leite
| 4 ovos
| 50gr de açucar
| 1 colher (sopa) de farinha

Preparação: Forrar uma tarteira com a massa folhada.
Num recipiente, colocar o côco ralado e misturar com o leite condensado, mexendo tudo muito bem.
Seguidamente juntar o leite e os ovos um a um e mexer novamente. Por fim, adicionar o açucar e a farinha.
Vai ao forno a 180ºC durante aproximadamente 20 minutos.
Decorar a gosto.
Neste caso foi decorado com fios de ovos, fisális (só a folha), uma cereja, raspas de chocolate, côco e confêtis.

Aqui fica uma foto do seu interior que me parece divinal!!!
E vocês que acham? Uma delícia...
Parabéns amiga por esta fantástica participação.

Bom Apetite!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MIX PANQUECAS DA NIGELLA

Quando vi estas panquecas no blog da querida Soraia Silva, fiquei logo com vontade de experimentar =) Aproveitei que ontem foi feriado e decidi fazer um pequeno-almoço mais demorado e reforçado!! No dia anterior preparei o mix e assim no própria dia foi bem mais fácil para as fazer. Hoje deixo-vos a receita do mix.

Ingredientes:
| 600gr de farinha de trigo
| 3 colheres (sopa) de fermento em pó
| 2 colheres (sopa) de Bicabornato de Sódio
| 1 colher (chá) de sal
| 40gr de açucar baunilhado (utilizei o pacotinho que a Augusta generosamente me ofereceu)

Preparação: Misturar todos os ingredientes e guardar num frasco bem fechado.

Assim que possível coloco o resultado das Panquecas e respectiva receita.

Bom Apetite!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O MELHOR BOLO DO MUNDO


O Modelo e o Continente estão a comemorar os seus 25 anos de existência da melhor forma possível!!! Primeiro com as férias para Portimão a baixissimo preço, como indiquei aqui, e agora com o concurso para eleger O Melhor Bolo do Mundo.
E cá estou eu para mostrar as minhas duas participações!!
Quem gostar dos meus bolos e achar que mereço, votem =)

Participei com este bolo e esta tarte.

Votem nos vossos bolos favoritos e não se esqueçam, participem!!!!

BOLO ENCHARCADO DE CÔCO - CONCURSO CÔCO

Para poder participar no Concurso Côco organizado pela Luisa Alexandra em parceria com a Cláudia, deixo aqui novamente a receita do Bolo Encharcado de Côco!!!  Participem =)

Ingredientes para o bolo:

| 6 ovos
| 250gr de açucar
| 250gr de farinha
| 1 colher (chá) de fermento
| 3 colheres (sopa) de côco ralado
| 1 colher (sopa) de manteiga
| 3 colheres (sopa) de leite

Preparação: Batem-se as gemas com o açucar até ficar uma massa esbranquiçada. Junta-se a manteiga derretida e o leite. Bate-se novamente. Adiciona-se o côco ralado. Misture a farinha e o fermento. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior. Leve ao forno a 150ºC numa forma untada com manteiga e farinha.

Ingredientes para a calda:
| 2 chávenas de água
| 1 chávena de açucar
| 2 casquinhas de limão
| 1 colher (sopa) de côco ralado

Preparação: Leve tudo ao lume a ferver. Depois do bolo cozido, não o retire da forma, pique-o bem com um palito e regue com um pouco de calda quente. Deixe arrefecer. Desenforme e regue com a restante calda.
Decore a gosto com côco ralado.


A primeira postagem desta receita encontra-se aqui. Espero que gostem e que seja muito votada neste concurso!! =)

Bom Apetite!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MINI PIZZAS FINGIDAS

Já tinha esta foto guardada à imenso tempo... como não a considero uma receita, andava aqui esquecida... isto foi o resultado de uma invenção de última hora e que por acaso correu bem. Foi uma forma rápida para aproveitar sobras de carne picada. Utilizei pão de Ul como base para estas "mini pizzas". Para quem não sabe, o Pão de Ul é produzido, tal como o nome indica, em Ul, uma freguesia perto de onde moro. É um pão delicioso!

Ingredientes:
| carne picada q.b. (usei carne que sobrou)
| 3 padas de Ul
| polpa de tomate
| queijo ralado q.b.
| oregãos

Preparação: Comece por levar o pão, cortado ao meio, à torradeira o tempo suficiente para ficar tostadinho e reserve.
Pincele o pão com a polpa de tomate e polvilhe-a com um pouco de oregãos.
De seguida disponha a carne picada em cima de cada fatia de pão e polvilhe com queijo ralado.
Leve ao forno a gratinar e sirva estas "mini pizzas" como entrada.

Bom Apetite!

terça-feira, 8 de junho de 2010

BOLO ENCHARCADO DE CÔCO

Para a sobremesa de Domingo, decidi preparar um bolinho rápido já que não dispunha de muito tempo. Penso que tenha acertado na receita pois o bolo foi de facto bem rápido de preparar e ficou delicioso!!! A receita tirei daqui.

Ingredientes para o bolo:
| 6 ovos
| 250gr de açucar
| 250gr de farinha
| 1 colher (chá) de fermento
| 3 colheres (sopa) de côco ralado
| 1 colher (sopa) de manteiga
| 3 colheres (sopa) de leite

Preparação: Batem-se as gemas com o açucar até ficar uma massa esbranquiçada. Junta-se a manteiga derretida e o leite. Bate-se novamente. Adiciona-se o côco ralado. Misture a farinha e o fermento. Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior. Leve ao forno a 150ºC numa forma untada com manteiga e farinha.

Ingredientes para a calda:
| 2 chávenas de água
| 1 chávena de açucar
| 2 casquinhas de limão
| 1 colher (sopa) de côco ralado

Preparação: Leve tudo ao lume a ferver. Depois do bolo cozido, não o retire da forma, pique-o bem com um palito e regue com um pouco de calda quente. Deixe arrefecer. Desenforme e regue com a restante calda.
Decore a gosto com côco ralado.
Bom Apetite!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

MACARRÃO À BOLONHESA COM CENOURA E COGUMELOS

Cá estamos nós para mais uma semana de trabalho! Ansiosos/as para que chegue rápido mais um feriado certamente. =) Num destes dias da semana passada, preparei este macarrão à bolonhesa. Mas como tinha pouca carne, para render mais, adicionei a cenoura aos quadradinhos e cogumelos. Ficou delicioso.

Ingredientes:
| 300gr de carne de porco
| azeite
| 1 folha de louro
| 1 cebola
| 1 alho
| tomate maduro/polpa de tomate
| 1 colher (sopa) vinho branco
| 1 cenoura
| 1 lata pequena de cogumelos laminados
| sal, pimenta e piri-piri q.b.
| 300gr de macarrão

Preparação: Comece por fazer um refogado com o azeite, a cebola picada, o alho picado e a folha de louro. Deixe a cebola alourar um pouco e de seguida regue o refogado com um pouco de vinho branco e deixe levantar fervura para que o alcool evapore. Acrescente o tomate/polpa de tomate e deixe ferver mais um pouco.
Retire a folha de louro e acrescente a carne picada, a cenoura cortada aos quadradinhos e os cogumelos laminados. Tempere de sal, pimenta e piri-piri a gosto e deixe cozinhar durante aproximadamente meia hora.
Entretanto, coloque uma panela ao lume com água, sal e um fio de azeite. Deixe ferver e coloque o macarrão até estar al dente.
Sirva a massa acabadinha de cozer com o preparado da bolonhesa em cima.

E para a sobremesa nada melhor que uma tacinha de morangos =)

Bom Apetite!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

FRANGO NO FORNO COM TEMPERO DE LIMÃO

Depois de um feriado, custa sempre vir trabalhar não é? O que vale é que hoje é sexta-feira =)
Tinha lá em casa uns pedaços de frango a precisarem de ser utilizados, e pensei logo em fazer no forno. Como não queria fazer da mesma forma, lembrei-me que tinha visto no blog da Sónia Alexandra, uma receita deliciosa em que o frango era temperado com limão. Coloquei mãos à obra e o resultado foi este! Um franguinho delicioso, bem sucolento e tostadinho =) que acompanhei com arroz branco. A receita original encontram-na aqui.

Ingredientes:
| Frango partido aos pedaços
| limão q.b.
| sal q.b.
| 1 folha de louro
| 3 dentes de alho picados

Preparação: Temperar o frango com sal, o alho picado, o sumo de limão e a folha de louro e deixar marinar (deixei durante 1h).
Colocar o frango no pirex refractário juntamente com a marinada. Regar com azeite e levar ao forno a 200ºC durante 30 minutos.

Bom Apetite!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ARROZ DE TOMATE

Para um jantar de grelhados (costeletas de porco e salsichas de churrasco) decidi experimentar o Arroz de Tomate.
Mais uma experiência aprovada, fica um arroz bem gostoso e óptimo para este tipo de prato. E vocês, como fazem?

Ingredientes:
| 1 cebola
| 1 alho
| 1 folha de louro
| azeite
| tomate maduro em pedaços q.b.
| 2 medidas de água
| 1 medida de arroz
| sal

Preparação: Refogue a cebola, o alho e a folha de louro no azeite.
Adicione de seguida o tomate limpo em pedaços e deixe refogar um pouquinho.
Junte, de seguida, as duas medidas de água e tempere de sal. Para quem quiser pode igualmente juntar um caldo de arroz.
Assim que a água levantar fervure, junte o arroz mexendo bem.
Tape a panela e deixe cozer em lume brando.

Obs.: Se pretender o arroz malandrinho e não tão seco, adicione à receita mais uma medida de água.

Bom Apetite!

terça-feira, 1 de junho de 2010

BACALHAU À ZÉ DO PIPO

Como já devem ter reparado, cá em casa gostamos muito de Bacalhau. E ainda bem, pois este peixinho dá para ser confeccionado de 1001 maneiras diferentes =) E aqui fica mais uma receita, desta vez à Zé do Pipo.

Ingredientes:
| 4 lombos de bacalhau pequenos
| 1 cebola
| 1 alho
| 1 folha de louro
| azeite
| sal e pimenta
| 50 gr de farinha
| batata q.b.
| leite q.b.
| noz-moscada q.b.
| margarina q.b.
| pickles (opcional)
| maionese
| 1 gema de ovo

Preparação: Coza o bacalhau em água fervente juntamente com um pouco de leite durante 5 minutos. Retire, enxague bem e passe os mesmos pela farinha.
Frite um pouco o bacalhau em azeite bem quente e reserve-os já no pirex que vai levar ao forno. Reserve o azeite.
Entretanto, coza as batatas com um pouco de sal, e depois de cozidas, passe-as pelo passe-vite. Acrescente margarina a gosto, leite, noz moscada e pimenta e misture tudo muito bem.
Com o azeite que fritou o bacalhau, disponha sobre ele cebolas às lascas juntamente com o alho picado e a folha de louro e leve ao lume a alourar. Retire e verta sobre os lombos de bacalhau. (Se gostar, pode colocar um pouco de pickles).
Disponha o puré em volta do bacalhau deixando o espaço livre para colocar a maionese.
Pincele o puré com gema de ovo batida com um pouco de leite.
Leve o pirex ao forno até alourar, em temperatura alta durante 5 minutos.


Decidi fazer este bacalhau com as postas inteiras mas pelas pesquisas que vi à quem opte por lascar. E vocês, como fazem?

Bom Apetite!

Adenda: Hoje é o Dia Mundial da Criança e como tal eu não podia deixá-lo passar em branco aqui no blog. Quero deixar um grande beijinho a todas as crianças, em especial à minha mana caçula de 9 aninhos que eu tanto adoro!!! Beijinhos para ela (que já os entreguei pessoalmente)
Não menos importante o dia de hoje é também para comemorar os 10 mesinhos de casada =) Estou quase a chegar às Bodas de Papel ou serão de  Algodão?  =) Um beijo enorme para ti amor