terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PURÉ DE BATATA CASEIRO

Como referi aqui, venho deixar hoje a minha receita de Puré de Batata caseiro que tanto adoro. Aprendi a fazer com a minha mãe e confesso que não tem sabedoria nenhuma.
O único senão é mesmo o trabalho que dá passar as batatas no passe-vite... manual =)

Ingredientes:
| Batatas
| Sal a gosto
| Margarina
| Leite
| Noz-Moscada a gosto

Preparação: Leve as batatas descascadas a cozer em água fervente e temperada com sal.
De seguida, passe as batatas pelo passe-vite até que fiquem em puré.
Coloque, no fundo do tacho, uma noz grande de margarina, adicione o puré de batata e leve ao lume brando.
Acrescente leite até obter a consistência desejada e tempere com noz-moscada a gosto.
Se preferir, pode igualmente adicionar uma gema de ovo para que o puré fique com uma cor mais bonita ou simplesmente pincelar a superfície com uma gema de ovo antes de levar ao forno.

Para o embelezar, dispare o puré para o pirex a servir com a ajuda de um dispára-biscoitos ou saco de pasteleiro.

Bom Apetite!

23 comentários:

  1. Também faço assim, é maravilhoso, por vezes levo um pouco ao forno para ganhar uma cor que adoro.

    Peço desculpa não visitar diariamente o teu cantinho, mas devido ao meu novo trabalho, há dias que não consigo mesmo visitar os blogs amigos.Mas assim que tenho um tempinho faço questão de cá passar e deixar uma palavra.
    Bjs
    http://viciosesabores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Carla,
    Não tens nada que pedir desculpa, compreendo perfeitamente.
    E ultimamente também não tenho conseguido passar em todos os blogs diariamente...

    Beijinhos e boa sorte no novo trabalho

    ResponderEliminar
  3. Olá, Paulinha, também é assim que eu faço o puré. :)
    Está com um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    Cristina

    ResponderEliminar
  4. Hum puré, adoro...

    O teu está com muito bom aspecto.
    Eu também faço assim como tu mas também levo ao forno até dourar tal como a Carla.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro puré!!!!! Mas que dá trabalho dá looool temos de comprar um passe-vit eléctrico Paulinha!!!

    A minha receita (tb aprendi com a mãe hehe) é ligeiramente diferente, em vez de manteiga faço um refogado de azeite e alho, tb acrescento leite e noz-moscada para temperar mas coloco também sumo de limão :)

    Tb fica muito bom!

    Beijoquinha

    ResponderEliminar
  6. Eulália,
    È como digo, estamos sempre a aprender!
    Não conhecia essa receita com refogado! Tenho que experimentar =)

    Bejinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu sou mais preguiçosa, costumo comprar dos instantaneos da knorr, mas sei que assim au naturel é bem melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É mesmo, um prato tão simples que dá para fazer de formas diferentes ;)

    Acho que tb vais gostar, eu gosto muito do saborzinho de alho, fujam vampiros loooool

    Se exprimentares depois diz se apreciaste :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. NÃO HÁ NADA COMO UM PURE´CASEIRO, TB FAÇO ASSIM , MAS GOSTO DE DEITAR UM POUCO DE PIMENTA.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Realmente dá trabalho passar as batatas no passe-vite, mas fica muito bom.

    Uma vez passei a batata na varinha mágica, ficou como papa para bebé.

    Se usar um passe- vite eléctrico, será que fica como o manual?


    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Maria,

    Eu já tive um passe-vite electrico e deixava o puré exactamete igual ao passe-vite manual.
    A única diferença é que não dava mesmo trabalho nenhum.
    Entretanto ele avariou com o tempo e como tinha um manual em casa ainda não comprei um novo...
    Mas aconselho, é muito bom!!

    ResponderEliminar
  12. Dá mais trabalho mas é sem dúvida muito mais saboroso :-)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Legal a utilização da nóz moscada, deve dar um sabor especial...
    abraços

    João Mario

    ResponderEliminar
  14. João Mário,

    Experimente pois a noz-moscada dá um excelente sabor, tanto ao puré de batata como em vários pratos de peixe.
    Uilizamos igualmente no molho bechamel caseiro.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Paulinha,
    Tombem faço assim, gostei do
    toque da noz moscada... Sempre
    a aprender umas com as outras : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Faço exactamente da mesma maneira.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  17. Ficou muito bonito e bem saboroso...aqui em casa não faço porque sou só eu que gosto, mas quando faço tem de ser caseiro, pois não tem nada a ver com os de compra...nada!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O meu passe-vite é manual, mas tenho o receio de comprar um eléctrico e não ficar bom.

    Mas se já utilizou e recomenda pode ser que o pai natal traga um.

    ResponderEliminar
  19. Eu faço na bimby, é uma mais valia, realmente...
    Kida, desculpa a ausência, mas até ao ano novo o trabalho não dá tréguas...
    Desejo-te e aos teus um excelente natal, cheio de coisas boas..
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar