sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EMPADÃO DE CARNE

A carne picada dá para imensos pratos e aqui está mais uma receitinha. Como não estava com muito tempo, decidi preparar com puré de compra, mas claro que com puré caseiro que eu tanto gosto ficaria muito melhor!

Ingredientes:
| 500gr de carne de porco picada
| 1 Cebola
| 1 dente de Alho
| Polpa de Tomate q.b.
| 1 Cenoura
| 2 colheres (sopa) de Vinho Branco
| Sal, Pimenta e Piri-Piri q.b.
| 1 noz de Margarina
| 1 embalagem de Puré de Batata
| 1 Gema + Leite q.b.

Preparação: Num tacho leve a cebola e o alho picados a alourar em azeite. Quando a cebola ficar translúcida, adicione o vinho branco. Deixe evaporar o alcool e acrescente a polpa de tomate e a cenoura aos cubos. Tempere de sal, pimenta e piri-piri.
Acrescente a carne picada e deixe cozinhar durante 20 minutos em lume médio.
Unte um pirex com um pouco de margarina e cubra o fundo com metade do puré de batata que preparou previamente consoante as instruções da embalagem.
Verta por cima o preparado de carne e finalize com a outra metade do puré.
Decore o puré a gosto, pincelando-o com a gema de ovo batida e diluída num pouco de leite.
Leve ao forno a gratinar e acompanhe com uma boa salada.


Bom Apetite!

16 comentários:

  1. Adoro...simplesmente te digo isso!
    E raramente faço porque os meus "homens" não gostam de puré de batata e fazer só para mim não me apetece. O teu empadão ficou muito bonito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. SE eu gosto de empadão de carne, EU ADOROOOOOOOOOOOOOOOO

    e o teu está expectacular e muito sucolento...

    jinhos

    ResponderEliminar
  3. adoro empadão! é delicioso e com uma saladinha, fica ainda melhor! ;)
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um óptimo aspecto
    o teu empadão. Aqui em casa
    todos gostamos...Esta com
    uma excelente apresentacao :)
    Beijinhod

    ResponderEliminar
  5. Adoro essa capinha de cima :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. a minha filha adora empadões como esse.
    e vou-te confessar uma coisa: eu nunca uso puré de batata feito em casa, uso sempre de compra... eh eh eh

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está uma comidinha que lá em casa funciona sempre às mil maravilhas! O teu tabuleiro ficou com um aspecto de fazer crescer água na boca! Beijinhos e um óptimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Adoro empadão! Faço poucas vezes porque os restantes residentes cá de casa não apreciam minimamente, bah.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. ADORO EMPADÃO, O TEU FICOU COM MUITO BOM ASPECTO , ACOMPANHADO COM UMA SALADA É UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. Olá Paulinha,
    passei por aqui - a culinária tb é umas das minhas paixões - e já me fiz tua seguidora. Já sei que tb és minha
    seguidora...Bons cozinhados e boas leituras!
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Muito bom aspecto. Aqui está outro prato que faço pouco, mas que adoro!

    ResponderEliminar
  12. Estes purés prontos foi das melhores invenções dos últimos tempos :)... Para os dias k temos, é do melhor...
    Está excelente o empadão amiga
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. Posso servir-me de uma fatia?
    Só o belo aspecto já dá vontade de comer tudo.
    Um beijo+++++.))

    ResponderEliminar
  14. Que belo blog!!!
    Gostei muito.
    Adoro empadão... :p
    Muitos beijinhos e obrigado

    P.S. Já sou seguidora

    ResponderEliminar