quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BOLO DE ANANÁS E CHANTILLY

Tal como prometi no post anterior, deixo aqui a receita do Bolo de Ananás e Chantilly que preparei para o aniversário do Tio J. Um bolinho feito em cima do joelho mas que ficou do agrado de todos! Pena mesmo me ter esquecido de levar a máquina... assim não tenho foto do interior.

Ingredientes

Bolo
| 200gr de Manteiga
| 250gr de Açúcar
| 6 Ovos
| 280gr de Farinha
| 1 colher (chá) de Fermento em Pó

Cobertura e Decoração
| 1 pacote de Chantilly Royal
| Ananás em calda às rodelas
| Physalis q.b.

Preparação: Numa tigela, junte o açúcar com a manteiga previamente derretida e bata bem até que fique uma massa homogénea.
Adicione os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada adição.
Misture o fermento na farinha e vá adicionando aos poucos na massa anterior. Misture muito bem.
Unte uma forma com o Spray para Untar Espiga, adicione a massa e leve ao forno a 180ºC durante 50 minutos.
Faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido e retire-o. Deixe arrefecer totalmente (como estava numa corrida contra o tempo, coloquei o bolo no frigorífico).
Entretanto, prepare o Chantilly Royal conforme instruções da embalagem e reserve cerca de 15 minutos no frigorífico para ganhar a consistência desejada.
Para a decoração, barre todo o bolo com o chantilly.
Coloque em volta as rodelas de ananás escorridas em meias luas e em cima decore com rodelas inteiras.
Dentro de cada rodela coloque um physalis (somente o fruto) e na rodela central coloque um physalis com a "casca" que o envolve.
Polvilhe com amendoim crocante a gosto.
E aqui está o bolinho prontinho para soprar as velas!

Bom Apetite!

15 comentários:

  1. Que bonito ficou e deve ter ficado delicioso também! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe fazia muito bolo de chantilly e ananás... Tenho muitas saudades! Tenho que lhe pedir para fazer :) Ou então vou experimetar a tua receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga vou ter de experimentar, ficou lindo...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  4. Costumo fazer o meu com calda de caramelo mas a tua receita deixou-me com água na boca, para a próxima acho que vou fazer a cobertura de chantilly ;)

    Beijoquinha

    ResponderEliminar
  5. bolo de ananás é mesmo bom :)


    www.atelierizzy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. SE O SABOR FOR TÃO BOM COMO O ASPECTO , ESTAVA 5*.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Uma vez mais os meus parabéns, está lindo!

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente maravilhoso da vontade de comer uma fatiasinha, ficou mt lindo e super apetitoso, parabens

    ResponderEliminar
  9. Parabéns atrasados.
    O bolo está lindo e com um aspecto excelente.
    bjssss

    ResponderEliminar
  10. Está muito bonito o teu bolo, parabens.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Além de lindo, com certeza ficou delicioso , ananás dá um gosto especial, com chantilly então, humm!!!


    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa...

    ResponderEliminar
  12. Paulinha, que lindo bolo com um aspecto fresquíssimo!!!
    Bjsss, bom fim-de-semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  13. Vou fazer para os anos do meu marido essa semana,obrigado.

    ResponderEliminar