terça-feira, 23 de novembro de 2010

ALMÔNDEGAS ESTUFADAS

Já andava para experimentar fazer almôndegas à bastante tempo, mas tinha receio de não conseguir, confesso. No entanto, e como só experimentando é que conseguimos saber se é fácil ou não, procurei uma receita e lá fiz! A receita encontrei-a no blog Mesa para 4. Mas vou deixar cá a forma como eu fiz.

Ingredientes p/ as Almôndegas:
| 500gr de carne picada de Porco
| 1 Ovo grande (ou dois pequenos)
| 2 colheres (sopa) de Pão Ralado Espiga
| 1 Cebola picada
| 1 colher (sopa) de Alho em pó
| 1 colher (sobremesa) de Salsa picada
| 1 colher (sobremesa) de Mostarda em pó
| Sal e Pimenta a gosto

Ingredientes para o Molho:
| 1 Cebola
| 2 colheres (sopa) de Vinho Branco
| Polpa de Tomate q.b.
| Pimento vermelho q.b.
| 1 Cenoura
| 1 ramo de Salsa
| Sal, Pimenta e Piri-Piri a gosto

Preparação: Junte todos os ingredientes das almôngedas num recipiente e misture tudo muito bem. Reserve no frigorífico cerca de meia hora.
Enquanto isso prepare o molho para o estufado, picando uma cebola e aloure em azeite. Junte a salsa picada, o pimento e o vinho branco e deixe levantar fervura.
Adicione a polpa de tomate bem como a cenoura cortada aos cubinhos. Tempere a gosto, baixe o lume e deixe apurar.
Com as mãos enfarinhadas, molde bolinhas do tamanho desejado e passe-as depois por pão ralado. 
Adicione-as ao molho e deixe-as estufar cerca de 20minutos.

E foi assim que verifiquei que não há nada mais fácil do que preparar almôngedas em casa, que ficam sem dúvida mais saborosas que as compradas... Gostei bastante!

Nota: Esta receita rendeu-me imensas almôngedas, pelo que congelei uma quantidade igual à que apresento na foto.

Bom Apetite!

17 comentários:

  1. Realmente parece fácil. E não há nada como as coisa feitas em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. huuummmmm!
    podes mandar umas para o meu almoço? ;)
    que aspecto mais guloso!

    ResponderEliminar
  3. A minha filhota adora almondegas.
    Ia adorar esse pratinho assim!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ulala ...

    Isso com uma Bella Pasta .. Mamma Mia!!!

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. almondegas é muito bom, mas confesso que nem sempre tenho pachorra para fazé-las em casa e recorro muitas vezes às de compra.

    p.s.: adorei a tua saldeira, é muito bonita.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Obrigada a todos pelos comentários!

    Risonha, fico contente por teres gostado da minha saladeira, veio no conjunto de pratos que tenho em casa e dá imenso jeito!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. já tenho saudades de almôndegas, agora fiquei com vontade de fazer e comer, pois claro!!

    Estão deliciosas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Pena aqui o maridão não gostar, por isso nunca faço.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. ADOROOOOOOOOOOOOOOOOO

    é uma maravilha...

    Com um esparguete a acompanhar hummmmmmmmmm

    ADOROOOOOOOOO

    jinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Paulinha!
    As tuas almôndegas ficaram uma categoria simplesmente devinal pode ser umas quantas para a mesa do cantinho.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  11. Deliciosas! Por acaso o meu jantar de hoje também vai ser almôndegas e será precisamente uma dose que tinha congelada desde a última vez que preparei as minhas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. epá combinaram todas hoje heheheehehe também vai ser o meu jantar,recheadas com queijinho...nham nhammmm bjokinhas

    ResponderEliminar
  13. Apesar de não apreciar almondegas, não posso deixar de te dizer que estão com um aspecto delicioso...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nós adoramos almondegas, mas como te contei, quando me apetece muito... ligo à mãe pra fazer pra mim..lol :)
    Estão com excelente aspecto, gosto tantooooo...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro almôndegas , cá em casa faço bastante vezes e acreditas nunca postei,as tuas ficaram bem bonitas eheh , bjs

    ResponderEliminar
  16. Tambem gosto de fazer as almondegas assim. ficam muito boas. Bjs

    ResponderEliminar