quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ALETRIA COM PUDIM BOCA DOCE

Aprendi a fazer esta Aletria com a Tia M. Para além de não levar ovos, fica com um sabor óptimo por causa do pudim! Utilizei de caramelo pois era o que tinha em casa, mas acredito que de baunilha deva ficar ainda melhor! Para a próxima acrescento mais água/leite para ficar mais cremosa. Experimentem!

Ingredientes:
| 500gr de Aletria
| 1l de Água
| 1l de Leite
| 1 casca de Limão
| 1 pau de Canela
| 1 colher (sopa) cheia de sal grosso
| 1 colher (sopa) de manteiga
| 350gr de Açúcar
| 1 saqueta de Pudim Boca Doce
| Canela em pó q.b.

Preparação: Leve a água, o leite, a casca do limão, o pau da canela, o sal e a manteiga ao lume. Retire um pouco de leite para um recipiente e misture o pó do pudim Boca Doce e reserve.
Retire a casca do limão e o pau da canela da panela que tem ao lume e adicione a aletria desfeita deixando cozinhar durante cerca de 5 minutos.
Findo esse tempo, adicione o açúcar mexendo um pouco.
Adicione por fim o pudim Boca Doce previamente dissolvido no leite e volte a mexer delicadamente.
Verta para travessas de servir e decore com canela em pó a gosto.

Bom Apetite!

26 comentários:

  1. Que aspecto delicioso...não costumo pôr pudim na aletria nem no arroz doce, por vezes ponho leite creme!Excelente!

    ResponderEliminar
  2. pronto, eu nao ligo a alectria, acho msm q nao gosto n sei, ha anos q nao provo :D :D

    Mas é sempre bom p a mesa de natal!

    ResponderEliminar
  3. Tá com tão bom aspecto.
    Vou experimentar porque todos na casinha gostam de aletria e pudim Boca Doce.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Verdinha,

    È como eu com o Arroz Doce então, não há maneira de gostar ihihih
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Formiguinha,

    Experimenta pois fica muito bom! E com pudim de baunilha ainda melhor tenho a certeza.
    Não te esqueças de acrescentar pelo menos mais 1/2l de água para não ficar tão seca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca comi aletria, mas esta com pudim acho que vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. já tenho duas receitas de aletria no meu blog, mas acho que não demorando muito vou colocar mais esta.
    adorei!

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulinha!
    A tua aletria ficou uma delicia e eu gosto muito.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  9. Ummm que optima deve ter ficado esta Aletria assim com um pudim. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Paulinha!

    Não fazia a miníma ideia que se podia fazer aletria com pudim boca doce!!!
    Um dia destes faço para experimentar também ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eulália,

    Já somos duas então! Nunca tinha visto a aletria feita desta forma até um dia provar a que a tia do meu marido faz sempre e passar a ser fã!
    Foi a 1ª vez que experimentei esta receita e na minha opinião acho que devia ter levado um pouco + de água/leite mas de resto, aprovado =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que óptima receita Paulinha,e que bom aspecto.Adoro aletria e assim acho que ainda vou adorar mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Um clássico nacional! Olha que ás vezes sabemos fazer um monte de coisas cheias de indicações e depois "foge-nos" a mão nestas assim...bem tradicionais, bem deliciosas, bem simples! Confiamos sempre nas tias e nas avós para aparecerem com estas delícias! Eu agora, de receita em punho, acho que já vou directa para a cozinha e antecipo o mês que se quer de Natal! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  14. Filipa, é bem verdade! As receitas das avós, mães e tias são as que mais confiamos e aprovamos! Gosto imenso de aletria, e nao consigo mesmo resistir a comê-la apenas no Natal =)
    De vez em quando lá vem a minha avó pedir para eu fazer e depois é vê-las a lambuzar-se com a aletria ainda quentinha!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei esta aletria. Simples e deve ficar irresistivel. o facto de não levar ovos é espectacular. Tambem quero ver a tua arvore! Relativamente á moviflor, ja nao ha paciencia pa esperar 2 meses pela mobilia ( as promoçoes dão nisso). A jom ainda não vi muito bem. Obg

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada pela visita
    e comentário no blog.
    Também já estou seguido :)
    Que delicia que ficou esta
    aletria... Esta com um aspecto
    super guloso, gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Vou seguir a tua dica e quando fizer junto então meio litro de água a mais ;)

    Se és fã deste tipo de aletria é pq deve ser mesmo uma delicia, acho que este Natal vou fazer um exemplar hehe

    Beijoca

    P.S.: Reparei que usas-te as bases em forma de flor para colocares a canela, muito giro ;)

    ResponderEliminar
  18. Eulália,
    È verdade, segui a dica da Dina (flor de Tavira) e usei as bases de silicone como utensilio para decorações ihihi
    Quando experimentares a aletria, diz me como ficou =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Paulinha, vou experimentar mesmo para a passagem do ano! É sempre bom evitar utilizar tantos ovos ;)
    E ficou com uma apresentação linda!!!
    Bjsss,
    Madalena

    ResponderEliminar
  20. Paulinha tu e o pudim Boca Doce...

    Só pode ser mais que bom...

    Quando experimentei o Bolo dePudim Boca Doce adorei, está aletria então devefiacar Mais que BOA...

    Hoje vou experimentar e digo-te como ficou...

    jinhos

    ResponderEliminar
  21. DEVE TER FICADO DELICIOSO , O ASPECTO NÃO ENGANA.
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Só de ver a tua frase de perfil fizeste-me rir, eu sou exactamente igual, só ainda não casei, logo ainda não descobri as maravilhas da cozinha.

    Talvez vir cá me ajude.

    ResponderEliminar
  23. Olá Vera!
    É verdade, até à um ano atrás e não sabia cozinhar! Mais parecia um homem que só sabe estrelar um ovo e mal ihihi
    Serás sempre benvinda cá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Gosto tanto de aletria.. ós anos k não como :).. Está com excelente aspecto
    beijoca

    ResponderEliminar
  25. Aqui está uma receita que nunca fiz... mas tenciono fazer até porque já tenho aletria em casa e o destino dela será esse,lol.
    Deve ficar muito saborosa com o sabor do pudim!

    Beijinhos

    ResponderEliminar