segunda-feira, 11 de outubro de 2010

TRUQUES E DICAS #3

Batatas - Cozinhar sem Segredos
Fonte: Tv & Culinária nº 52

  • Batata Aromática - Polvilhe noz-moscada nas batatas cozidas pouco antes de servir. Com o calor, o sabor e o aroma desse ingredientes são valorizados.
  • Casa sem Cheiros - Se quer evitar que toda a casa fique a cheirar a batatas fritas, coloque um ramo de salsa no óleo.
  • Boas para Fritar?- As batatas fritas nem sempre são boas. O motivo é simples: nem todas as batatas servem para fritar. Para saber se as batatas que comprou cumprem esse objectivo, deite 300 gramas de sal num litro de água e coloque lá dentro a batata. Quanto mais rapidamente vier à superfície, melhor é para fritar.
  • Batata assada com Casca - Para assar batatas com casca mais rapidamente, coza-as por 15 minutos e escorra. Pincele a superfície com azeite, embrulhe-as em papel-alumínio e asse em forno quente. Para evitar que a casca se rompa, fure as batatas com um garfo.
  • A Cozedura - Se cozer batatas com casca, dê-lhes um pequeno golpe antes para que cozam mais depressa. O tempo de cozedura para 1/2kg de batatas é de cerca de 30 minutos em fogão tradicional. Se cozer batatas cortadas, tenha em atenção que o tempo de cozedura diminui consideravelmente e que os pedaços não devem ser demasiado pequenos, pois terão tendência a desfazer-se durante a cozedura. As batatas velhas e as novas têm tempos de cozedura distintos: as mais velhas devem ser colocadas em água ainda fria e as mais novas em água a ferver. Teste o ponto de cozedura espetando-as com um garfo.

5 comentários:

  1. Excelentes dicas que aqui nos apresentas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que dicas fabulosas...

    algumas delas ja´ conhecia, mas outras nao , e´ semprebom saber mais umas dicas...

    jinhos e obrigado

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante Paulinha!
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas sobre batatas! De facto, há coisas simples que podemos fazer todos so dias e que nos transformam as receitas e, principalmente, nos poupam algumas desilusões! :)

    ResponderEliminar