segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TRUQUES E DICAS #2

Congelados - a salvação das donas de casa
Fonte: Revista TV & CULINÁRIA nº 50


  • MORANGOS - Comece por lavá-los em água corrente e depois retire-lhes o pé. Seque-os com a ajuda de um pano de cozinha e coloque-os em caixinhas ou sacos de plástico. Verá como não absorvem a água e, na altura de os comer ou confeccionar, estarão como na hora em que foram congelados.

  • PÃO - É necessário que esteja fresco! Acondicione-o muito bem num saco de plástico e conservar-se-á por quatro a seis semanas. Para descongelar, coloque-o no frigorífico, no forno ou no microondas ou deixe à temperatura ambiente.

  • GELADOS - Antes de os colocar no congelador, envolva-os com película aderente. Assim, irão conservar-se durante muito mais tempo e ficarão sempre saborosos.

  • CLARAS - Se fez alguma receita em que apenas utilizou gemas, guarde as claras numa caixa de plástico, hermeticamente fechada, e congele-as. Quando quiser utilizá-las, bastará descongelá-las à temperatura ambiente.

  • COGUMELOS - Pode congelá-los cruz ou cozidos. Se forem pequenos, deixe-os inteiros; se são grandes, corte-os em fatias. Aloure-os em manteiga por um minuto e acondicione-os em sacos próprios para o efeito. Se estiverem crus, conservar-se-ão por mais de oito meses. Descongele-os à temperatura ambiente.

5 comentários:

  1. Óptimas dicas,....obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boas Dicas...

    havia coisas que nao sabia como congelar, e o caso das claras...

    Obrigado
    jinhos

    ResponderEliminar
  3. Interessantes boas dicas para por em prática cá por casa. Gracias beijinho

    ResponderEliminar