terça-feira, 12 de outubro de 2010

BACALHAU COM BROA

Na semana passada apeteceu-me experimentar em casa uma receita nova, Bacalhau com Broa.
Pedindo dicas aqui e acolá, escolhi esta receita e penso que me sai muito bem =)
Com esta receita aproveitei ainda para experimentar o Azeite Clássico Espiga  que vinha no Kit Espiga oferecido pela Lusitana.

Ingredientes:
| 3 Lombos de Bacalhau
| Farinha q.b.
| Azeite Clássico Espiga
| Broa de Milho q.b. (caseirinha que a minha mãe fez e deu-me)
| 2 dentes de Alho
| Salsa q.b.

Preparação: Com os lombos de Bacalhau devidamente demolhados, passe-os por farinha e aloure-os em azeite bem quente.
Coloque-os num pirex refractário e reserve.
Entretanto, desfaça o miolo da Broa na picadora, adicione-lhe os dentes de alho e a salsa picados e regue tudo com um fio de Azeite Clássico Espiga para ir ganhando gosto.
De seguida, cubra os lombos de Bacalhau com o preparado de Broa.
Regue tudo novamente com Azeite Clássico Espiga e leve ao forno até a broa alourar.
Acompanhe com batata à murro ou outro acompanhamento a gosto.



É um azeite tradicional com um aroma leve frutado e maduro e um ligeiro toque de doce. Com 0,7% de acidez máxima, resulta de um blend que incorpora azeite refinado e azeite virgem.
O Azeite Clássico Espiga combina com qualquer tipo de prato e é ideal para cozinhar e para temperar.


 
Bom Apetite!

22 comentários:

  1. Excelente aspecto! Tb já fiz um bacalhau com broa e tal como tu, tb andei a ver várias receitas e com ela fiz a minha ehehehe, acrescento sempre alguma coisa a uma receita! E acho que aí é que está a riqueza da culinária!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sissamar,
    È assim mesmo que faço.
    E este foi um desses casos.
    Por exemplo, as receitas que tinha andado a ver, todas elas colocavam o bacalhau em cru no pirex.
    Mas como as minhas postas estavam meias congeladas, decidi alourar um pouco em azeite para assim não demorar tanto tempo no forno, e olha, foi eficaz =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. hahaha no feriado, terça fera passada também fiz, mas optei por outra receita!!

    Para a proxima faço assim, quero muito experimentar com os lombos inteiros!! Bom aspecto!!!

    ResponderEliminar
  4. É pá, é mesmo esta receita de bacalhau com broa que vou exprimentar hihihi nos próximos dias não falha!!!

    Paulinha uma pergunta sobre outra receita tua, lembras-te do bolo de cenoura??? Dizes lá o número de cenouras mas são médias, grandes... quais recomendas? Sabes o peso +/-?

    Beijoquinha

    ResponderEliminar
  5. Ai q bom aspecto. Eu adoro bacalhau com broa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eulália,

    Olá =) tudo bem? Experimenta e depois diz-me se gostaste =)
    Podes colocar o bacalhau em frio que é mais saudável, mas como as minhas postas ainda estavam meias congeladas decidi fazer assim para ser mais rápido na hora de levar ao forno =)

    Sim linda, lembro-me da receita!
    A nivel de peso para ser sincera nao sei qual é pois não pesei...
    Lembro me que nessa receita coloquei duas cenouras grandes que tinha em casa e uma média.
    Podes colocar a olho linda que mesmo na receitas originais não tem o peso...
    Espero ter ajudado.

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Excelente sugestão, Paulinha.
    ADOREI.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro Bacalhau e com Broa ainda melhor...

    jinhos

    ResponderEliminar
  9. que belo aspecto!
    adoro receitas de bacalhau!

    ResponderEliminar
  10. Bem que bom... bacalhau é sempre bem vindo certo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Paulinha!
    O teu bacalhau ficou uma maravilha e muito ao meu gosto só tenho pena de morar longe te ti mas a gente não pode ter tudo.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  12. que óptimo aspecto Paulinha, irei fazer fazer um dia destes :o)))
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Que engraçado também fiz, mas ainda não publiquei, ficou com um aspecto diferente, mas estaõ todos muito bons, ou não fossemos nós grandes cozinheiras, hi... hi...

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  14. Combinado, depois venho cá contar como correu ;)

    Ok, vou seguir as tuas indicações, é que em bolos tenho sempre receio de errar quando não diz as quantidades exactas e depois a massa sair mt líquida ou dura :s, e entre uma cenoura pequena e uma grande há mt cenoura :)

    Brigada!!!!

    ResponderEliminar
  15. Eulália,
    Como eu te compreendo, no início essas questões de q.b. metiam-me um pouco de confusão mas com o tempo fui me habituando.
    Coloca 3 cenouras médias que o bolo sai bem =)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Que bom, adoro bacalhau com broa...bjs

    ResponderEliminar
  17. Ficou muito apetitoso.
    É certamente uma refeição bem saborosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Mas que bom aspecto, a crosta de brôa ficou mesmo gulosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Já fIz!!!!!!!!!!!!!

    Ficou super bom, até o meu marido que não aprecia bacalhau gostou!!!! Adoro o crocante da broa nhammm
    E fiz também o bolo de cenoura para um lanche com uns amigos, também é muito bom Paulinha!!!!

    Ficamos fãs ;)

    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  20. Eulália,

    mas que bom!! Fico muito contente por teres experimentado e ainda mais por terem ficado aprovadas por vocês =)

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  21. Ficou mesmo apetitoso... bacalhau vai de quase todas as formas e feitios :)

    ResponderEliminar