segunda-feira, 13 de setembro de 2010

BOLO DE MAÇÃ E CANELA

Os meus pais têm em casa muitas árvores de fruto, incluindo três macieiras carregadinhas. Na semana passada fui lá a casa e a minha mãe deu-me mais de 6kg de maçãs... Sem saber o que fazer a tanta maçã, decidi procurar a receita ideal. E encontrei no blog da querida Soraia :) A receita original podem encontrar aqui. O bolo ficou óptimo e foi muito elogiado! Bem saboroso e fofinho! À receita original acrescentei apenas um pouco de leite pois achei a massa pouco líquida. Aprovado!

Ingredientes:
| 3 ovos
| 1 1/2 chávena de farinha
| 1/2 chávena de farinha Maizena
| 2 chávenas de açucar (aqui cortei um pouquinho)
| 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
| 1 colher (sobremesa) de canela em pó
| 1/4 chávena de óleo
| 1/2 chávena de leite

| 2 maçãs
| canela em pó q.b.
| açucar q.b.

Preparação: Coloque, no fundo de uma forma (usei uma forma de pão-de-ló), a maçã partida em pedaços pequenos. Polvilhe com açucar e canela em pó a gosto.
Num recipiente, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogénea e verta o preparado sobre a mistura de maçã, açucar e canela.
Leve ao forno, pré-aquecido, cerca de 40 minutos.
Antes de retirar, faça o teste do palito.

Bom Apetite!

22 comentários:

  1. O bolo ficou óptimo, uma excelente maneira de se aproveitar a fruta!

    ResponderEliminar
  2. FICO MESMO MUITO CONTENTE por saber que gostaste :):)
    Ficou bem apetitoso!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolo de maça e canela,....ficou maravilhoso esse bolo....fica um cheirinho na cozinha, não fica?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mari,

    Se fica =)
    Adoro o cheirinho da canela enquanto o bolo está no forno.
    Uma delícia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Soraia,
    O bolo ficou de facto muito bom!
    A repetir sem dúvida!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá.
    Tem um aspecto delicioso o bolo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou com bom aspecto e de saber deve ser divinal...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  8. HUmmmmmmmmmmmmmmm q delicia amoo ...estou te seguingo, gostaria da sua presença no meu bloguinho tbem, para partilharmos nossas receitinhas...boa semana bjao

    ResponderEliminar
  9. Bem, abro o blogue e deparo-me logo com esta delícia hummmm deve ficar óptimo!!!!

    É fácil de fazer não é? Cola mt na forma? Sabes que agora nesta vida de récem casada sempre a receber visitas e com pouco tempo já andava um cadito farta de fazer sempre ou uma das duas receitas de bolo chocolate ou de bolo de ananas que sei fazer lol

    Uma boa alternativa, tenho de exprimentar ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eulália =)
    Muito obrigada pela tua visita :) Fico mesmo muito contente!!!

    Este bolo é uma delícia, tens que experimentar =)
    Eu, no fundo da forma, coloquei papel vegetal já com receio de o bolo se colar ao fundo.
    Talvez seja melhor fazeres igual. Ou então, se utilizares forma de silicone, penso que já não seja necessário!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Estou a fazer um sorteio no meu blog, participa.
    bj

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela dica!

    Eu tenho sempre receio de bolos com frutas pq costumam colar muito :s tenho dos dois tipos de formas mas não sei pq ainda não exprimentei a de silicone, sei lá fico a olhar pra aquilo a pensar que se vai estragar toda looool

    Tontinha :)

    Bjinho

    ResponderEliminar
  13. Como eu te compreendo!
    No início também tinha sempre esse receio!
    Um conselho que te dou, se ainda não utilizaste as formas de silicone que tens, aconselho-te a pincelares a forma com óleo antes de colocares a massa do bolo.
    Isto apenas na primeira ou segunda utilização. É garantido que nao se agarre na forma =) E desenforma o bolo apenas quando estiver mesmo frio =)
    Na forma normal, para este bolo, aconselho-te a colocares o papel vegetal pois em baixo a massa fica sempre mais húmida por causa da maçã com o açucar e a canela =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Obrigada minha querida pelas tuas dicas, não fazia ideia dessa do óleo e de desenformar só em frio nas formas de silicone, quando usar já sei!!! A ver se é num dos próximos fins-de-semana de visitas hehe

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Paulinha que maravilha!!!
    Aproveita e faz doce de fruta!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Olá Paulinha!
    O teu bolo ficou uma grande maravilha como tudo o que sai das tuas mãozinhas. Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  17. Maçã e canela só pode ter saído uma delícia mesmo :)...
    Gostei da foto miga ;)
    beijoca

    ResponderEliminar
  18. Mas que aspecto bom, fiquei doida para provar.

    Beijinhos

    P.S. Obrigada por deixares lá o link no meu cantinho :P

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de bolos de maçã e canela, ficou uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Vou ter que fazer!!! Adoro a combinação de maçã e canela :)

    ResponderEliminar
  21. Adoro esta combinação! Mas das mil receitas que tenho com maçã e canela, não tenho nenhuma como esta! Fica marcada para experimentar!

    ResponderEliminar