sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ALETRIA DOCE II

Quando voltei de férias, a primeira coisa que a minha avó me pediu foi para lhe fazer um pouco de aletria. Segundo ela, andava com saudades!!! Tanto ela como eu gostamos de a comer ainda quentinha polvilhada com canela! E como pedidos da minha avó vão ordens, aqui está o resultado! Já tenho aqui uma receita de aletria mas desta vez decidi testar a receita que a minha irmã F. faz, com leite. Ficou assim amarelinha pois os ovos são caseiros e isso faz toda a diferença :)

Ingredientes:
| 1l de leite
| 250gr de aletria
| 200gr de açucar
| 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
| 1 pau de canela
| 1 casca de limão
| 3 gemas
| canela em pó

Preparação: Num tacho, leve o leite a ferver com a casca de limão, a manteiga e o pau de canela deixando ferver.
Retire a casca de limão e o pau de canela e adicione a aletria deixando cozer até que a aletria tenha absorvido o leite.
Junte de seguida o açucar.
Acrescente, então, as gemas de ovo bem batidas, mexendo até estarem cozidas.
Deite a aletria numa travessa e polvilhe com canela a gosto.

Curiosidades: A Aletria (do árabe al-irtiâ) é uma massa em fios finos, utilizada para fazer sopas e doces.
Mais confeccionada no norte do país, a aletria doce não pode faltar na mesa de Natal das famílias mais tradicionais.
Com uma receita muito semelhante à do arroz doce, fica, igualmente, mais saborosa quando degustada com um travo a canela.

Bom Apetite!

18 comentários:

  1. Hummmm gosto tanto!!!

    A minha sogrinha as vezes faz para sobremesa (minha e dela... pois os maridos não são mt virados para os doces)!

    Também é desta forma que ela faz... mas em vez de colocar 1L de leite, coloca apenas 0,5L e junta 0,5L de agua... e não pões manteiga! Fica menos calorica... tens de experimentar...

    Ja a minha mãe faz sem ovos ... mas gosto mais com eles ... hummm tão bom... ia agora um pratinho... tem tão bom aspecto... mandas-me?!!? hihihih

    ResponderEliminar
  2. Uma óptima maneira de voltar a casa!
    Ficou mesmo linda.

    ResponderEliminar
  3. Su,
    Obrigada pela dica :)
    Para a próxima faço metade de água e metade de leite. Realmente assim fica menos calórica =)
    A tia do Pedro depois de a ter prontinha, junta aqueles pudins instantâneos, fica uma delícia mas assim nunca experimentei fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Paulinha que bom!!!
    E já não como á tanto tempo!!!
    Olha, e estou a ter uma ideia, e que tal, quando me casar juntar-mos as noivinhas daqui da zona e cuscarmos os albuns digitais de umas e outras...seria um ponto de encontro e ficariamos a conhecer-nos melhor!
    Que dizes?

    ResponderEliminar
  5. Adoro aletria... principalmente se estiver quentinha e de se poder comer à colher... hum... estou com água na boca!

    ResponderEliminar
  6. Vi o seu comentário no blog A Galáxia dos Livros.
    Boa sorte no passatempo! :)
    Beatriz Neves Barroca.

    ResponderEliminar
  7. Olá Paulinha,

    quero agradecer a tua visitinha ao meu blog e deizer-te que também não conhecia este teu cantinho.
    Já vi que também adoras ler.
    Voltarei em breve a fazer-te uma visitinha.

    Bom Fim de Semana
    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  8. De nada :)
    obrigada por seguir o meu blog! Para ler a minha poesia pode visitar www.poemaseafiins.blogspot.com
    se ganhar o concurso do blog A Galáxia dos Livros, espero que goste de ler Mistério em Connellsville ;)
    Beatriz Neves Barroca.

    ResponderEliminar
  9. Okay ;)
    caso ganhe o livro, gostaria de ler uma crítica sua, pois queria publicá-la no meu blog.
    Beatriz.

    ResponderEliminar
  10. Okay ;)
    então depois deixe-me um comentário, por favor!
    Fico a aguardar!
    Beatriz.

    ResponderEliminar
  11. Como eu adoro aletria!!!!
    A tua ficou mesmo linda, com ovos caseiros é do melhor!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso e aletria.
    É um doce característico de todas as festas na minha aldeia.
    A minha avó fazia sempre... :)

    Bjs e bom fds

    ResponderEliminar
  13. Hummmmm, tão boa!!! E, com as gemas, fica com uma cor muito mais linda!
    Bjsss, bom sábado!
    Madalena

    ResponderEliminar
  14. Ás vezes tb me dá a saudade da aletria, principalmente no inverno e quando isso acontece até costumo comer como prato principal .lol

    bjs.
    Liliana

    ResponderEliminar
  15. Há tanto tempo k não como...
    Ficou com uma cor linda amiga
    beijinhos

    ResponderEliminar