terça-feira, 1 de junho de 2010

BACALHAU À ZÉ DO PIPO

Como já devem ter reparado, cá em casa gostamos muito de Bacalhau. E ainda bem, pois este peixinho dá para ser confeccionado de 1001 maneiras diferentes =) E aqui fica mais uma receita, desta vez à Zé do Pipo.

Ingredientes:
| 4 lombos de bacalhau pequenos
| 1 cebola
| 1 alho
| 1 folha de louro
| azeite
| sal e pimenta
| 50 gr de farinha
| batata q.b.
| leite q.b.
| noz-moscada q.b.
| margarina q.b.
| pickles (opcional)
| maionese
| 1 gema de ovo

Preparação: Coza o bacalhau em água fervente juntamente com um pouco de leite durante 5 minutos. Retire, enxague bem e passe os mesmos pela farinha.
Frite um pouco o bacalhau em azeite bem quente e reserve-os já no pirex que vai levar ao forno. Reserve o azeite.
Entretanto, coza as batatas com um pouco de sal, e depois de cozidas, passe-as pelo passe-vite. Acrescente margarina a gosto, leite, noz moscada e pimenta e misture tudo muito bem.
Com o azeite que fritou o bacalhau, disponha sobre ele cebolas às lascas juntamente com o alho picado e a folha de louro e leve ao lume a alourar. Retire e verta sobre os lombos de bacalhau. (Se gostar, pode colocar um pouco de pickles).
Disponha o puré em volta do bacalhau deixando o espaço livre para colocar a maionese.
Pincele o puré com gema de ovo batida com um pouco de leite.
Leve o pirex ao forno até alourar, em temperatura alta durante 5 minutos.


Decidi fazer este bacalhau com as postas inteiras mas pelas pesquisas que vi à quem opte por lascar. E vocês, como fazem?

Bom Apetite!

Adenda: Hoje é o Dia Mundial da Criança e como tal eu não podia deixá-lo passar em branco aqui no blog. Quero deixar um grande beijinho a todas as crianças, em especial à minha mana caçula de 9 aninhos que eu tanto adoro!!! Beijinhos para ela (que já os entreguei pessoalmente)
Não menos importante o dia de hoje é também para comemorar os 10 mesinhos de casada =) Estou quase a chegar às Bodas de Papel ou serão de  Algodão?  =) Um beijo enorme para ti amor

16 comentários:

  1. Aqui está uma receita que ainda não provei e eu que adoro bacalhau!!
    Está uma tentação... Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulinha.
    Gostei bastante deste bacalhau... nunca fiz assim porque os meus homens não gostam de puré de batata, mas eu adoro!!! Ainda faço para ver a reação deles, pode ser que até passe! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorom este bacalhau,ficou lindo o teu amiga,jinhosss

    ResponderEliminar
  4. Adoro Bacalhau à zé do Pipo!! Que ar delicioso tem o teu!!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana!
    Experimenta pois fica um pratinho bem saboroso.
    Eu sou suspeita claro, pois adoro puré. Mas o meu marido, por exemplo, não é muito apreciador, e no geral, gostou imenso.
    Depois diz-me como ficou, e qual foi a reacção deles, caso faças.

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  6. É uma refeição que ADOROOOOO e ficou com super bom aspecto amiga :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Bacalhau é mesmo um dos pratos preferidos dos portugueses, e como dizes, feito de 1001 formas diferentes! Eu adoro simples, apenas grelhado na brasa e regado com azeite a lho, ou mais elaborado... O teu ficou com excelente aspecto!

    ResponderEliminar
  8. Adoro este prato. Fantástico!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Também gosto imenso desta receita de bacalhau, bem tradicional e sempre deliciosa!

    ResponderEliminar
  10. hum que bom!sai uma dose para o meu almoço sff! ;)

    ResponderEliminar
  11. em nossa casa tambem adoramos bacalhau,até os miudos,que delicia ficou o teu,eu prefiro postas tambem,bjs

    ResponderEliminar
  12. Paulinha, Bjs

    Eu lasco sempre o bacalhau. Eu adoro bacalhau, até o como cru depois de demolhado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Realmente, há 1001 maneiras de cozinhar bacalhau :)

    Parabens pelos 10 mesinhos :)

    Bjinho

    Carina

    ResponderEliminar
  14. Lindo, muito apetitoso! Adorei a receita, vou salvar aqui! Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. O bacalhau está optimo mulher!!!
    Parabens!!

    ResponderEliminar
  16. E que bela forma de comer bacalhau. Ficou bem bonito e saboroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar