segunda-feira, 17 de maio de 2010

LOMBO DE PORCO ASSADO COM CASTANHAS


Com a ajuda da minha querida Princessu, decidi aventurar-me a preparar um lombo de porco que a minha mãe me tinha dado quando matou o porco lá em casa... Confesso que estava um pouco receosa, era, a meu ver, um prato um pouco elaborado, cheio de etapas e podia não conseguir fazer bem.... Mas teimosa como sou, e a fazer é que aprendemos, meti mãos na massa e aqui está o resultado!!! Ficou delicioso, nada seco, e com umas castanhas que estavam uma maravilha :) Querem a receita?

Ingredientes:
| 1 lombo de porco
| alho picado
| 1 folha de louro
| sal
| limão
| vinho branco q.b.
| 1 caldo de carne
| salsa
| polpa de tomate
| 1 cebola
| azeite

Preparação: De manhã, tempere o lombo de porco com sal, alho picado, a folha de louro, o caldo de carne esmagado, o limão e o vinho branco. Deixe o lombo nessa marinada, a ganhar sabor, até à hora de o preparar (ao jantar).
Na hora de o assar, faça uma cama de cebola cortada às meias luas no pirex e por cima disponha o lombo de porco. Coloque um fio de azeite, polpa de tomate a gosto, juntamente com a salsa picada e por cima regue com a marinada. Rectifique os temperos e se gostar coloque um pouco de piri-piri.
Leve ao forno durante 1h15 virando-o de vez em quando e regando com a marinada.
Antes 15 minutos de terminar o tempo, retire o lombo, fatie e disponha em volta do lombo as castanhas congeladas e leve novamente ao forno.
Sirva acompanhado de arroz e salada.
Aqui está o meu lombo assado acompanhado com arroz branco e salada, prontinho a servir :)

Bom Apetite!

13 comentários:

  1. paulinha amiga que espectaculo este teu lombo,delicioso,jinhoss

    ResponderEliminar
  2. Esse lombo ficou com um óptimo aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá linda!
    Esse lombo ficou com um óptimo aspecto. Sobrou um bocadinho pa mim? :P
    Bjinhux *

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm, adorei o acompanhamento com castanhas!!!
    Bjs e boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. hum que delicia!adoro esse prato!bjinhs

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Obrigado pelo teu comentário no meu blog. O teu lombo, salvo seja, ficou optimo.Lol.
    O acessorio do pacote de leite, comprei-o aqui em porto Santo. Acho que há à cenda no El corte ingles, mas em inox. Pelo menos foi o k me disseram.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Paulinha, este lombo está fantásticoooooo!!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  8. que bem ficou o teu lombo,pelos vistos não te saiste nada mal,uma delicia,bjs

    ResponderEliminar
  9. que aspecto delicioso ......
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  10. estás um ás na cozinha......tá muita bommmmmmmm.
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. FICOU UMA MARAVILHA...JÁ SE COMIA.BJS

    ResponderEliminar
  12. Adoro lombo com castanhas, e esse tem cá um aspecto.bjs.
    Liliana

    ResponderEliminar
  13. Adoro porco com castanhas!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar