segunda-feira, 3 de maio de 2010

BOLO DE ANIVERSÁRIO CHOCOLATE E CENOURA

Quero agradecer, antes de mais, todas as mensagens de parabéns que foi recebendo ao longo do dia e que tive oportunidade de as ler todas agora. O meu dia de aniversário foi muito bom e muito bem passado! Estava-se muito bem em Peniche mas a vida tem que voltar à sua rotina diária :( Trago-vos hoje a receita do meu bolo de aniversário que foi uma inspiração dos blogues da Carina e da Princessu. Tirei foto a uma fatia do bolo para verem o interior mas só amanhã posso colocar pois hoje esqueci-me da máquina :s

Ingredientes p/ bolo de cenoura:
| 3 cenouras
| 1,5dl de óleo
| 3 ovos
| 250gr de açucar
| 250gr de farinha
| 1 colher (chá) fermento em pó

Preparação: Coza as cenouras. Depois de cozidas passe a varinha mágica e coloque num recipiente. Junte o óleo, os ovos e o açucar e bata bem. Adicione de seguida a farinha com o fermento. Leve ao forno (180ºC) durante 30 minutos.

Ingredientes p/ bolo de chocolate:
| 5 ovos
| 2 copos de açucar
| 2 copos de farinha
| 1 colher (chá) fermento em pó
| 3/4 copo de óleo
| 1 copo de água morna
| chocolate em pó q.b.

Preparação: Bata os ovos com o açucar. Misturar a farinha com o fermento. Adicionar o óleo e a água e mexer bem. Adicionar o chocolate em pó e envolver muito bem. Leve ao forno (180ºC) durante 30 minutos.

Cobertura (brigadeiro):
Levar ao lume um tacho com 1 lata de leite condensado, um pacote de natas, 1 colher (sopa) de margarina e chocolate em pó a gosto. Mexer tudo muito bem e deixar no lume até que engrosse.

Depois de os bolos estarem cozidos, coloque o bolo de cenoura no prato a servir e barre a superfície com o creme de brigadeiro. Coloque o bolo de chocolate em cima e barre-o todo (em cima e nos lados) com a mesma cobertura de chocolate.
Para decorar, coloque os palitos de chocolate em volta. Em cima, decore com granulado colorido e finalize com uma fitinha em volta do bolo.
                       
Bom Apetite!


20 comentários:

  1. Olá Paulinha,
    Em 1º lugar, os meus parabéns (atrasados) e que esta data se repita por longos longos anos estes repletos de saúde e felicidade!
    O bolo era lindíssimo e agradeço-te por partilhares connosco a receita desta delícia!
    Um grande beijinho e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  2. Minha linda, como já te disse o bolo está lindooo!!!!
    E com esta receita, só pode estar mesmo delicioso!!!!
    Parabéns mais uma vez!!!!

    Beijocas e óptima semana :)

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou lindo, e deve ser delicioso!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulinha,
    A ver pela receita e pela imagem, só pode ser mesmo uma maravilha!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns e o bolo ficou magnífico. Lindo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ola amiga.Obrigado por partilhar a receita do teu bolo.Mas gostaria de saber,qual é a quantidade de farinha para a primeira parte.Muito obrigado e beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Paulinha. obrigada pelo teu comentário tão simpático.De facto, as cobaias dos doces adoraram :), quer o conteúdo quer a decoração exterior. a minha sogra até pensou que eu já tinha comprado assim, mas dps disse k tinha sido eu a fazer tudo. aproveito para desejar parabéns ainda que atrasados, por aqui não falta comidinha boa. beijinhos

    ResponderEliminar
  8. K lindinho k ficou :)...
    K bom k passaste 1 dia porreiro kida :)
    bjinhus

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Paulinha, muita saúde, muita paz e muitas felicidades, atrasado mais de coração! Seu bolo ficou lindo, queria ver essa belezura por dentro! Bjinhos e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns Paulinha! E forma deliciosa de celebrar! :)

    ResponderEliminar
  11. Paulinha apesar de só agora me ter apercebido, venho dar-te uma beijoca de parabéns e dizer que o teu bolo está lindooooooooooo!
    espero para o ano voltar a dar-te uma beijoca
    desculpa o atraso...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Uma maravilha de bolinho. Uma tentação, beijinhos. Muitos parabéns e felicidades. beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns atrasados.
    O bolo esta cá com um aspecto delicioso.
    Bj.
    Liliana

    ResponderEliminar
  14. O bolo ficou mesmo bonito. Parabens. bjs

    ResponderEliminar
  15. PARABÉNS atrasados pelo teu aniversário. Espero que tenhas passado um dia muito feliz junto dos que te são mais queridos. PARABÉNS pelo bolo que esta lindoooo e que, pela receita, deve ser uma maravilha!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    antes de mais parabéns pelo aniversário que certamente foi passado maravilhosamente em Peniche. Estou cheia de saudades de Peniche, do bom peixinho fresco, do cheiro a mar...
    O bolo ficou lindo.
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde eu gostaria de fazer este bolo para a festinha do meu filho.Será que me podia informar para quantas pessoas deram estas medidas do bolo? Muito obrigada
    Cláudia Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia Gouveia,

      Antes de mais, muito obrigada pela sua visita ao meu blogue! Para ser sincera, não me recordo de todo quantas fatias rendeu este bolo, mas como é um bolo grande, com duas camadas, rende sempre, pelo menos e fatias generosas, umas dez fatias. Espero ter ajudado! Fica um bolo redondinho, do tamanho dos que costumamos comprar por exemplo, a rondar o 1.5kg.
      Beijinhos e tudo de bom

      Eliminar
  18. Qual a capacidade do copo, 200 ml? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela,
      Quando as receitas pedem chávenas/copos eu normalmente costumo utilizar uma caneca que rondará os 200/250ml de capacidade.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos

      Eliminar