quinta-feira, 13 de maio de 2010

BACALHAU À GOMES DE SÁ


Já vos disse que adoro bacalhau? E que este peixinho tem o previlégio de se comer comer de quase todas as maneiras e feitios? É verdade :) e eu gosto imenso de experimentar cada variante existente :)
Aqui está mais um novo pratinho que nunca tinha feito, Bacalhau à Gomes de Sá! Revelou-se um prato fácil de fazer e que fica bem delicioso. Vamos à receita?

Ingredientes:
| 3 postas de bacalhau (pequenas)
| 3 ovos
| batatas q.b.
| 1 cebola pequena
| 1 alho
| azeite
| salsa
| 1 folha de louro
| sal e pimenta q.b.
| azeitonas

Preparação: Coloque as postas de bacalhau a cozer em água (se pretender pode também adicionar um pouco de leite à água da cozedura). Deixe cozer por 10 minutos. Findo esse tempo, retire da água e reserve. De seguida parta as batatas ao cubinhos, e leve a cozer juntamente com os ovos entre 15 a 20 minutos (vá vendo a cozedura). Enquanto as batatas cozem, limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque-o. Leve uma frigideira ao lume com a cebola partida em meias luas juntamente com o alho picado e a folha de louro.
Cubra bem com azeite e deixe alourar. De seguida adicione o bacalhau lascado e envolva bem, rectificando o sal, se necessário, e adicionando um pouco de pimenta.
Assim que os ovos e as batatas estiverem cozidas, adicione as batatas ao bacalhau e envolva muito bem. Adicione um pouco mais de azeite caso seja necessário.
Pique a salsa a gosto e junte ao preparado anterior. Disponha num pirex refractário, colocando por cima as rodelas dos ovos cozidos, e, se gostar, decore com azeitonas.
Sirva quente.
Bom Apetite!

10 comentários:

  1. tal como tu tambem adoro bacalhau,de qualquer maneira,á gomes sá sempre adorei porque a minha mãe fazia algumas vezes e era uma delicia para mim,muito bom o teu pratinho,bjs

    ResponderEliminar
  2. hum adoro bacalhau e á gomes de sá e á brás são as minhas preferidas!bjinhs

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição super deliciosa, adoro bacalhau à gomes de sá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Penso que todos os portugueses gostam de bacalhau, eu adoro, o te esta com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  5. adoro bacalhau assim.
    a minha mae faz um fantastico!
    adorei bjs

    ResponderEliminar
  6. Também gosto de bacalhau à gomes sã!!!!!
    Que maravilha!!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  7. que delicia ate fiquei com agua na boca.....bjs

    ResponderEliminar
  8. Um clássico da cozinha portuguesa que eu adoro!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Sabes , nem vais acreditar, mas nunca fiz este bacalhau , tenho que fazer , bjs

    ResponderEliminar
  10. Ai, deu-me saudades. Já algum tempo que não faço, e deu-me vontade de comer só de ver! :)

    ResponderEliminar