terça-feira, 13 de abril de 2010

ARROZ DE FEBRAS

Na semana passada foi dia de matança do porco lá em casa dos meus sogros e, como sempre, é dia de fazer um delicioso arrozinho de febras! Esta tarefa normalmente fica a cargo da minha sogra, mas desta vez quis experimentar esta receita. Vou explicar como preparei... deu para mais de 7 pessoas as quantidades que fiz.

Ingredientes:
| 1 cebola
| azeite
| vinho branco
| 1 alho
| 1 folha de louro
| salsa
| pimentos às tiras
| 1/2 malagueta
| tomate pelado
|carne de porco aos cubos
| arroz
| sal e pimenta

Preparação: Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados, a folha de louro, a salsa a meia malagueta e os pimentos. Assim que a cebola começar a alourar refresque com um pouquinho de vinho branco e deixe ferver um pouco para que o alcool evapore. De seguida, adicione o tomate limpo de grainhas e pele e mexa bem para se envolver no preparado. Coloque a carne cortada aos cubinhos e tempere de sal e pimenta deixando refogar até a carne ficar estufada (30/40 minutos). Adicione a água (coloquei 5 malgas). Rectifique os temperos e assim que a água levantar fervura adicione o arroz (coloquei 2 malgas). Deixe cozer aproximadamente 10 minutos.
Desligue o lume e tape a panela.
Sirva acompanhado com uma boa salada.

Bom Apetite!

16 comentários:

  1. Que arrozinho tão apetitoso...
    Bjcas...

    ResponderEliminar
  2. Até me babei só de lembrar desses dias e dos arrozinhos de febras que também fazemos, mais o sangue cozido...
    Jnihos fofos

    ResponderEliminar
  3. Amiga ficou com um aspecto delicioso.. mesmo apetitoso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Este arroz está divino!
    Mas eu sou suspeita adoro arroz, mas não sou chinesa :)

    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Mas que optimo arrozinho, mesmo apetitoso. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tão simples de fazer e delicioso. :) Adoro arrozinho de febras.
    Bjinhux *

    ResponderEliminar
  7. Estes dias são tão engraçados. eu sou de Lisboa e só participei num uma vez na casa de um amigo do meu pai e adorei. O teu arroz ficou magnífico.

    ResponderEliminar
  8. Este arroz é tão bom!!!!
    Já não como há imenso tempo, ams agora fiquei com vontade.

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  9. O meu K. adora!! Ia-se babar se visse este teu arrozito, tem uma aspecto delicioso ;)

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Paulinha, conheci seu blog hoje! E já babei nesse arroz seu, vou fazer em casa depois te conto o resultado, quando tiver um tempinho aparece no meu cantinho! Bjokas

    ResponderEliminar
  11. Olá Paulinha, parabéns pelo teu blog, está magnífico!
    Bjs e boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  12. Esse arroz, com esse molhinho, ficou com um aspecto simplesmente delicioso!Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Nao conhecia a tua cozinha nem os teus blogs, ja estou tua seguidora nos 2 e estas ja nos meus blogs preferidos.

    Obrigada pla visitinha no meu ;)

    ResponderEliminar
  14. Ficou com um aspecto muito apetitoso o teu arroz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olha k ficou com 1 aspecto tãooo bommm :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  16. Este arrozinho deve ser uma delica. E com carninha caseira ainda melhor. Beijinhos doces

    ResponderEliminar