sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

LULAS ESTUFADAS COM PURÉ

Cá está o jantar de quarta-feira passada. O meu marido não é muito apreciador de puré mas eu adoro :)
Cá vai a receita:

Ingredientes:
- 1 embalagem de lulas limpas;
- azeite;
- 1 cebola picada;
- 1 folha de louro
- 1 pitada de pimenta;
- 2 tiras de pimento (verde/vermelho);
- 1 pitada de piri-piri
- sal q.b.
- 1 pouquinho de vinho branco;
- polpa de tomate/tomate pelado;

Ingredientes p/ puré:
- batata;
- 1 colher (sopa) vaqueiro;
- sal q.b.
- noz-moscada q.b.
- leite q.b.

Preparação: Comece por preparar as lulas a gosto (eu costumo cortá-las em rodelas) e reserve. Faça um refogado com azeite, cebola picadinha, a folha de louro e as tiras de pimento. Deixe alourar e acrescenta-se o vinho branco deixando levantar fervura para que o alcool evapore. Tempere de sal, pimenta e piri-piri e acrescente de seguida o tomate. Deixe refogar e rectifique os temperos.
Acrescente as lulas e deixe cozinhar.
Entretanto prepare o puré, colocando as batatas a cozer em água com sal.
Assim que estiverem bem cozidas (+/- 15min) passe-as pelo passe vite e acrescente â batata a colher de vaqueiro. Coloque novamente ao lume, acrescentando leite a gosto, até ficar na consistência que preferir e tempere a gosto de noz moscada.
Assim que as lulas estiverem prontinhas, sirva com o puré.

Bom apetite!!

6 comentários:

  1. Que lulas gulosas!
    Parabéns!

    bjs

    http://apaladarte.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não tivesse eu agora de fazer uma dietazinha por uns dias já se comia. :)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Já somos duas...eu adoro puré.Para mim,o "dito cujo" vai bem com tudo...hihihi!!!!
    Bom Carnaval.Bjs

    ResponderEliminar
  4. Lulas com puré, um dos pratos da minha infância e sempre bem agradável!!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    pode esclarecer-me quanto à quantidades de lulas e quantidade de tomate e polpa? É que quero mto fazer este prato mas nas proporções certas.

    Obrigada, desde já e obrigada por partilhar as suas receitas ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anónimo.
      Peço desculpa não colocar as quantidades, cá em casa apanhei um pouco o hábito de fazer tudo a olho.
      Então, para duas pessoas eu costumo comprar sempre 1kg de lulas porque é algo que depois de limpas mingam muito. A polpa de tomate, para essa quantidade costumo colocar +/- meia lata das pequenas (dá cerca de 2 tomates e algum sumo). Em polpa deverá rondar os 150ml.
      Pode optar por colocar ou tomate pelado ou em polpa.
      Espero ter ajudado.
      A quantidade de tomate vai também um pouco do gosto de cada pessoa, é uma questão de experimentar :)

      Espero ter esclarecido.

      Obrigada desde já pela visita :)

      Eliminar